Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Freira roubada fica sem hóstias

Irmã Goreti ficou muito abalada com o assalto realizado por um homem de cara destapada e que tinha uma faca. Ladrão levou-lhe ainda livro de orações
13 de Outubro de 2013 às 09:44
Irmã GOreti, que foi atacada, disse ao CM que tem medo de andar sozinha na rua
Irmã GOreti, que foi atacada, disse ao CM que tem medo de andar sozinha na rua FOTO: Rafaela Cadilhe

De faca em punho e rosto descoberto, um homem assaltou uma freira que seguia em direção à casa de um doente – para lhe dar a comunhão –, anteontem de manhã, na rua da Queirã, em Baltar, Paredes. O ladrão ameaçou a vítima com a arma e fugiu com uma caixa dourada que continha hóstias e um livro de orações.

"Assim que o vi com a faca a ameaçar-me, agarrei com muita força a caixa contra o peito e gritei: ‘Ai Jesus, Deus me proteja’. Ele arrancou-me a caixa das mãos e fugiu. Nunca mais me vou esquecer disto", referiu ao CM a irmã Goreti, de 70 anos, ainda bastante abalada com o assalto.

De acordo com a vítima, o homem já estava a observá-la há alguns minutos. "Ele olhou muito para mim. Mas nunca pensei que fosse fazer isto. Preferia que me tivesse roubado mil contos [cinco mil euros] do que o meu santíssimo [hóstia consagrada]", frisou a irmã – que já dá a comunhão a doentes e a idosos da freguesia há mais de 30 anos.

O assalto ocorreu numa rua pouco movimentada, próxima da EN15. Depois do roubo, a irmã correu para a face da estrada e pediu ajuda a quem passava no local. "Andei com pessoas conhecidas a ver se o encontrávamos, mas ele deve ter-se escondido em algum campo. Agora está tudo nas mãos de Deus. Mas a minha caixa [banhada a ouro] tinha muito simbolismo para mim. Depois disto, tenho muito medo de estar sozinha e que me volte a acontecer o mesmo", acrescentou.

A irmã apresentou queixa na GNR de Paredes, que foi ao local e está a investigar o caso.

freira irmã Goreti Paredes hóstias orações
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)