Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Acidente envolve dez freiras

Falha de travões do veículo poderá estar na origem do despiste.
Tiago Virgílio Pereira 17 de Novembro de 2015 às 01:00
Os feridos foram assistidos no local pelos bombeiros e depois transportados para o hospital de Viseu
Os feridos foram assistidos no local pelos bombeiros e depois transportados para o hospital de Viseu FOTO: Nuno André Ferreira
Quando os onze ocupantes – dez mulheres e um homem – do velocípede com 12 lugares partiram esta segunda-feira do Seminário dos Padres Combonianos rumo à Igreja da Madre Rita, em Viseu, estavam longe de imaginar que a viagem, inserida no Ano da Vida Consagrada, iria ser interrompida por uma falha mecânica que obrigou as freiras a saltarem do veículo para a estrada, provocando ferimentos a oito pessoas – e muito pânico.

O alerta foi dado pelas 14h30. Ao que o CM apurou junto de uma das ocupantes, o veículo que circula por todo o País e que pretende visitar 22 mosteiros e igrejas e mostrar aos jovens o que é uma vida consagrada terá ficado sem travões, provocando o pânico entre os fiéis. "Uma rapariga que ia mais à frente gritou: ‘A bicicleta não está a parar, faltam os travões!!!’. A partir daí o pânico instalou-se e as pessoas começaram a saltar para a estrada. Foi um horror", explicou ao CM Margarida Bernardo.

A mulher, assim como a condutora, não saltaram do velocípede, que depois de se despistar imobilizou-se metros à frente. Na estrada ficaram caídas oito pessoas, feridas. As vítimas foram assistidas no hospital de Viseu, a poucos metros do local do acidente. Duas mulheres, com idades entre os 40 e os 60 anos, sofreram traumatismos craneoencefálicos e foram consideradas feridas graves.

Ao fim da tarde, foram transportadas de helicóptero para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. No socorro às vítimas estiveram envolvidos os Bombeiros Municipais e Voluntários de Viseu e ainda o INEM.

A via, no sentido Viseu-Nelas, esteve ontem à tarde cortada ao trânsito durante cerca de uma hora. No local estiveram ainda os elementos do trânsito da PSP de Viseu, que vão agora tentar apurar as causas do acidente e se houve ou não falha nos travões.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)