Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

FUGAS ALUCINANTES

Quatro indivíduos encapuzados e armados com caçadeiras assaltaram, anteontem, o balcão do Banco Espírito Santo que está instalado no Hotel Astória, nas Termas de Monfortinho, Idanha-a-Nova, de onde roubaram uma quantia não especificada de dinheiro.
21 de Julho de 2004 às 00:00
O assalto verificou-se às 11 horas tendo sido perpetrado em poucos minutos. Entraram no banco, ameaçaram os funcionários, retiraram o dinheiro da caixa e puseram-se em fuga num BMW 320 que haviam furtado.
Uma patrulha da GNR encetou uma perseguição aos gatunos, que não surtiu efeitos devido à diferença de potência dos veículos. Entretanto foi montada uma operação de caça ao homem nas estradas do distrito de Castelo Branco, na qual estiveram envolvidos agentes da GNR, BT e PJ. Os indivíduos, com idades a rondar os 20 anos e referenciados noutros assaltos, abandonaram a viatura em Peral, aldeia de Proença-a-Nova e, a pé, fugiram para o meio da floresta. As autoridades montaram um perímetro de segurança na zona e cercaram os indivíduos que no entanto andaram a monte toda a noite e madrugada. Ontem às 10 horas – 22 horas após o assalto – as forças de segurança acabaram por deter três dos quatro assaltantes que estavam abrigados numa casa abandonada na aldeia de Vale de Clérigo, Proença-a-Nova. O outro indivíduo, furtou outro Audi, fugiu e continua a monte.
“Eles estavam muito cansados e não ofereceram resistência na altura da detenção”, disse o major Hélder Almeida, da GNR de Castelo Branco. A PJ investiga o assalto e tenta recuperar as armas utilizadas no assalto bem como o dinheiro roubado.
QUESTÕES
POTÊNCIA
Depois de fugirem das Termas de Monfortinho, os indivíduos, montados num carro de grande cilindrada e perseguidos pelas autoridades, entraram na A23 e saíram no nó de Vila Velha de Ródão. Depois apanharam o IC8 e abandonaram o carro em Peral, Proença-a-Nova.
AGENTES
Nas operações de perseguição e detenção dos assaltantes participaram agentes da Brigada de Trânsito, PJ e um efectivo de 130 agentes da GNR, auxiliados por seis cães.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)