Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Fugiram onze e chegaram 17

Estava previsto que viajassem ontem para Portugal 28 emigrantes, mas apenas 17 chegaram ao Porto, expulsos do Canadá. Os restantes esconderam-se das autoridades canadianas. Hoje chega um novo voo a Ponta Delgada, às 06h30, e amanhã aterra outro no Porto, às 09h25. Este seguirá para Faro, onde chega pelas 12 horas.
1 de Abril de 2006 às 00:00
Revoltados e desiludidos, os emigrantes lusos emocionaram-se quando viram os familiares que os esperavam no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Além da roupa na bagagem trouxeram também boas recordações de um país que os tratou bem durante o tempo que lá estiveram emigrados
Paulo Neves e Ondina Paço, acompanhados de um filho de dois anos, naturais de Aguçadoura, Póvoa de Varzim, eram o exemplo do desalento. Ele trabalhava na construção civil, ela numa fábrica de bordados.
“Para quem tinha uma vida boa, apesar de muito trabalho, ser obrigado a regressar sem nada, apenas com a roupa, é triste”, afirmou ao CM Paulo Neves.
“Construir o futuro e dar uma vida melhor ao nosso filho, era o nosso sonho”, acrescentou Ondina Paço, que criticou as autoridades do aeroporto pelo excesso de zelo. “Para quê tanta burocracia. Em vez de facilitarem as coisas ainda nos retiveram os passaportes”, disse Ondina Paço.
A maior parte destes emigrantes terá recorrido aos chamados “consultores de imigração”, que ofereciam ajuda na legalização. Nos dias de hoje cobram cerca de 7 mil euros.
EXPULSÕES PERTURBAM DIRIGENTES
"PRESIDENTE OCUPADO" (CARLOS PEREIRA, PRES. DA CPCP)
“O Presidente da República, Cavaco Silva, tem acompanhado o caso e manifestou-se preocupado com a situação. No Canadá e na Holanda, o sr. ministro Freitas do Amaral retirou conselheiros sociais.”
"MAIOR ABERTURA" (FRETAS DO AMARAL, MINISTRO)
“Há do Canadá, uma abertura para considerar, de acordo com decisões do Supremo Tribunal do Canadá, que quem está integrado não deve ser expulso. E quem está há pouco tempo indocumentado deve ser reenviado”.
"ALGUMA DESCONFIANÇA" (JORGE SAMPAIO , EX-PRESIDENTE)
“Gostava de saber de os portugueses expulsos estão em igualdade de circunstâncias com os espanhóis e italianos que também lá estão. Não sei responder. Gostava de perceber, tenho alguma desconfiança”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)