A notícia chegou aos familiares pelo telefone: Joana Patrícia Oliveira, de 15 anos, desaparecida desde sexta-feira à noite, não foi raptada nem se encontrava em perigo. A jovem residente em Matosinhos foi encontrada pela Polícia Judiciária na casa do namorado – Paulo Sérgio, de 22 anos – em Albergaria, distrito de Aveiro, onde disse estar de livre vontade, desde que fugiu de casa.
“A minha irmã estava assustada, com medo que estivéssemos zangados com ela”, contou a irmã Susana Oliveira. “Só nos disse que gostava muito do Paulo e que fugiu porque tinha medo que nós não aceitássemos o amor deles, por o namorado ser mais velho e até já ter uma filha de uma relação anterior”, acrescentou a irmã.
Joana e Paulo conheceram-se há um ano. Nunca o tinha visto até passar a receber mensagens no telemóvel, a que acabou por responder. Há uns meses começaram a encontrar-se em Matosinhos. “Ele vinha vê-la ao fim-de-semana, tomavam café e iam ao cinema, mas ela só nos contou isso hoje”, disse Susana.
Joana Patrícia sonha ser cabeleireira ou veterinária. Ainda não concluiu o 5.º ano, mas, segundo a irmã, “apesar de nunca ter gostado muito da escola, vai tirar um curso profissional a partir de Setembro”, como prometeu ontem aos pais, se eles aceitassem o namoro com Paulo Sérgio.
“A Joana disse-nos que na noite em que desapareceu tinha tudo combinado com o Paulo: ele foi buscá-la a Leça, depois de ela ter estado a jantar comigo”.
As mensagens que a família de Joana foi recebendo durante os dias em que ela esteve desaparecida são pouco claras. Susana diz que nem todas foram enviadas pela irmã. “As que foram enviadas do telemóvel do Paulo – e que levaram à sua localização – foram escritas por ela, as outras não”. Nas mensagens que alegadamente escreveu, a jovem de 15 anos perguntava: ‘Já encontraram a Joana?, sempre sem se identificar.
Sobre as mensagens mais ‘dramáticas’ que receberam, com falsas notícias do paradeiro da jovem, a irmã disse não terem sido enviadas por ela, mas “por um rapaz de Lisboa”. Durante o desaparecimento de Joana, ele enviava mensagens às irmãs a dizer que a jovem estava numa casa desconhecida com três homens. Umas vezes disse não conhecer a Joana, outras tê-la deixado no Parque de Matosinhos no sábado passado. Ainda está por apurar o seu envolvimento neste caso.
NUNCA FORAM ENCONTRADOS
- Rui Pedro Teixeira Mendonça está desaparecido de Lousada, onde vivia com os pais, desde 4 de Março de 1998. Na altura, tinha onze anos. Nunca foi encontrado. As investigações da PJ estenderam-se ao estrangeiro. Será hoje um adulto de 19 anos.
- Cláudia Alexandra Silva e Sousa era conhecida por toda a gente como a ‘Carrichinha’. Tinha oito anos quando desapareceu em Oleiros, Vila Verde, a 13 de Maio de 1994. Ia a caminho da escola. Cláudia terá agora 19 anos.
- Em 2 de Março de 1999, Rui Manuel Correia Pereira desapareceu perto de casa, em Vila Nova de Famalicão. Tinha 14 anos. Terá sido visto, em 2002, na companhia de dois homens italianos, em Lugano, Suíça.
- Jorge Manuel Duarte Lopes Sepúlveda está desaparecido desde 15 de Agosto de 1991. Tinha 14 anos. Foi visto pela última vez em Massarelos, Porto, de onde era natural e vivia com os pais.
PEDIDO DE DESCULPA
Hoje, Paulo Sérgio e os pais vão a casa de Joana Oliveira conhecer a família da jovem, e pedir desculpas pelo sucedido. Os pais do jovem não sabiam que Joana tinha fugido de casa, e que era menor de idade, já que ela sempre lhes disse ter 18 anos.
BEM TRATADA
Joana Oliveira disse ontem à família que foi muito bem tratada em casa de Paulo Sérgio, onde ele vive com os pais e uma filha de uma anterior relação. “A minha irmã disse que sempre lhe deram de comer, e que até roupa lhe compraram”, contou Susana ao CM. Paulo trabalha numa loja, negócio dos pais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.