Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Furto de S. Tomé provoca revolta

Peça de arte sacra está avaliada em mais de 13 mil euros e foi roubada juntamente com um crucifixo do século XIX.
Francisco Manuel 3 de Outubro de 2014 às 15:51
A zeladora da capela, Benilde Martins, desmaiou quando soube que furtaram a imagem do santo padroeiro da aldeia
A zeladora da capela, Benilde Martins, desmaiou quando soube que furtaram a imagem do santo padroeiro da aldeia FOTO: CMTV

A notícia do assalto à capela e do furto de S. Tomé, padroeiro da aldeia de Rendo em Valmaior, Albergaria-a-Velha, correu rápido entre os cerca de 50 moradores da localidade. Nenhum habitante queria acreditar que alguém teve coragem de roubar a imagem do santo, do século XIV, avaliada em mais de 13 mil euros. Os habitantes ficaram chocados e revoltados. Juntamente com a estátua, os ladrões levaram também um crucifixo, este do século XIX. O assalto foi descoberto anteontem à tarde e está a ser investigado pela PJ de Aveiro.

"Não quis acreditar quando me disseram que a capela foi arrombada e que o S. Tomé foi roubado. Tive de ver para crer. Quando confirmei o que me diziam, não resisti e desmaiei", recordou ao Correio da Manhã Benilde Martins, de 80 anos, zeladora da capela. "Senti isto como uma morte, uma dor só comparável à morte do meu filho", acrescentou a idosa, visivelmente abalada. A última vez que o santo padroeiro foi visto no altar da pequena capela foi na segunda-feira, durante a celebração da missa mensal na aldeia. "Custa muito saber que profanaram um templo e que levaram o que de mais valioso a população da aldeia tinha", disse a moradora Maria de Lurdes, sem esconder a revolta. Terá sido com um pequeno encontrão que os ladrões arrombaram as frágeis portas da capela, situada no meio de casas desabitadas. "Trata-se de uma peça com grande significado cultural e religioso e o sentimento da população é de dor", explicou ao CM o pároco José Carlos. 

Rendo Valmaior Albergaria-a-Velha PJ S. Tomé Maria de Lurdes José Carlos religião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)