Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Futuro da menina será decidido hoje

O futuro da pequena Esmeralda deverá ser decidido hoje pelo Tribunal de Torres Novas, num despacho sobre a entrega da menor de seis anos ao pai. A juíza do titular do processo poderá prolongar a guarda provisória, confiada a Baltazar Nunes, ou ordenar que lhe seja entregue em definitivo.
9 de Janeiro de 2009 às 00:30
A menina está no meio de uma disputa entre Baltazar Nunes e o sargento-ajudante Luís Gomes há anos
A menina está no meio de uma disputa entre Baltazar Nunes e o sargento-ajudante Luís Gomes há anos FOTO: D.R.

Se a magistrada decidir aguardar pelo parecer do serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de Santarém, onde a menina tem uma consulta esta manhã, a entrega definitiva poderá ser adiada. Foi isso que Inês Carvalho Sá, advogada do casal Luís Gomes e Adelina Lagarto, pediu nas alegações entregues ao tribunal. Também Pedro Rocha Santos, advogado da mãe, Aidida Porto, considera importante a avaliação do estado psicológico de Esmeralda, depois das três semanas que passou com o pai.

Em qualquer circunstância, a juíza Mariana Caetano terá de se pronunciar hoje, uma vez que a guarda provisória atribuída ao pai termina amanhã. Poderá adiar a entrega definitiva a Baltazar Nunes, mantendo a provisória, ou – num cenário aparentemente menos provável – ordenar o regresso da menina a casa do casal Gomes, que a acolheu desde os três meses de idade.

Baltazar Nunes requereu a entrega definitiva da menor e aguarda que isso aconteça já. O sargento-ajudante Luís Gomes quer o seu regresso e vai "aguardar com serenidade a decisão do tribunal".

DETALHES

CONSULTA

Por ordem judicial, a menor será hoje levada à consulta de pedopsiquiatria, em Santarém, por Baltazar Nunes e não pelo casal, como acontecia até agora. l conferência

A conferência de partes, que o tribunal marcou para 12 de Fevereiro, dia em que a menor faz sete anos, pode vir a ser anulada se a entrega definitiva se concretizar.

ESCOLA

Esmeralda continua a frequentar o colégio Andrade Corvo, em Torres Novas, embora esteja a morar com o pai em Cernache do Bonjardim, na Sertã.

Ver comentários