Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Gang do ATM na cadeia

O Tribunal de Reguengos de Monsaraz condenou ontem a penas de prisão efectiva três dos cinco elementos do grupo que, em Setembro de 2008, roubou uma caixa ATM numa estação de serviço da cidade. A pena mais pesada, de 9 anos de prisão, foi para o arguido Manuel Tavares. André Silva foi condenado a 8 anos e António Semedo a cinco anos e meio, todos por furto qualificado.
28 de Novembro de 2009 às 00:30
Arguidos “nunca mostraram arrependimento” durante o julgamento
Arguidos “nunca mostraram arrependimento” durante o julgamento FOTO: Elvaspress

O tribunal atendeu ainda aos antecedentes criminais dos detidos, relacionados sobretudo com tráfico de droga e outros furtos. André foi ainda condenado por um crime de simulação, porque o tribunal considerou falsa a denúncia de furto e carjacking que apresentou às autoridades, já depois de estar preso.

Dois dos três arguidos – que o Ministério Público acusou de terem integrado um gang, centrado na Bela Vista, em Setúbal, para efectuar assaltos por carjacking – foram capturados na Vendinha, Reguengos, após perseguição da GNR. O terceiro foi apanhado algumas semanas depois. Outros dois elementos do grupo continuam a monte.

Na leitura do acórdão do tribunal de júri, a juíza Elisabete Valente condenou o facto de os jovens, com idades entre os 22 e os 27 anos, terem tentado iludir a Justiça e lembrou que "nunca mostraram arrependimento".

PORMENORES

CARJACKING

Dois dos carros usados foram roubados por carjacking, mas o Tribunal absolveu-os destes crimes por não terem sido identificados pelos queixosos. "Podem ter sido cometidos por outros elementos do grupo", justifica o acórdão.

MULTIBANCO

A ATM roubada da estação de serviço de Reguengos estava carregada com 26 370 euros. Levaram ainda 400 euros em tabaco. Todos os bens foram recuperados.

RECURSO

Os advogados de Defesa consideram as penas " demasiado pesadas". Vão recorrer.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)