Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

GANG ENCAPUZADO ATACA EM TRÊS CAFÉS

Um grupo de três indivíduos assaltou anteontem ao final da noite, e em menos de uma hora, três cafés na Margem Sul. Actuando encapuzados, os homens, com cerca de 18 anos, roubaram clientes e funcionários, ameaçando com pistolas e uma caçadeira de canos serrados. Os assaltos tiveram lugar, por esta ordem, na Aroeira, Verdizela e Brejos de Azeitão.
27 de Março de 2003 às 00:01
O proprietário do Boina Verde, Angelino Saraiva, ainda não se recompôs após o assalto com pistolas e uma caçadeira de canos serrados
O proprietário do Boina Verde, Angelino Saraiva, ainda não se recompôs após o assalto com pistolas e uma caçadeira de canos serrados FOTO: Natália Ferraz
Um outro assalto com as mesmas características, podendo tratar-se do mesmo grupo, ocorreu na madrugada de anteontem num café da Torre da Marinha, Seixal.
O primeiro assalto da noite de anteontem teve lugar, pelas 22h40, no restaurante ‘Boina Verde’, na Aroeira. Segundo explicou ao CM o proprietário, Angelino Saraiva, de 44 anos, os três jovens entraram numa altura em que só lá estava ele, um funcionário e dois clientes. “Dois vinham armados de pistolas e o terceiro com uma caçadeira de canos serrados. Mandaram-nos deitar no chão, com muitas ameaças. Eu até lhes disse para não nos fazerem mal e levarem o que quizessem”, explicou.
O trio roubou 350 euros que estavam na caixa registadora, mil euros que Angelino Saraiva tinha num bolso e ainda um fio e uma pulseira em ouro, propriedade do mesmo. “Foram menos de cinco minutos mas foi assustador”, desabafou.
Da Aroeira, o trio deslocou-se para a Verdizela, a apenas três quilómetros. Foi aí que, pelas 22h55, assaltaram o café ‘ColdKiss’, situado no centro comercial local.
No café estavam o funcionário Hélio Conceição, de 18 anos, e quatro clientes. “Estava a fazer limpezas. Até pensei: ‘É melhor fechar antes que isto seja assaltado’. Segundos depois entraram três rapazes de rompante e mandaram-nos a todos deitar no chão”, relatou Hélio ao CM.
Segundo o funcionário, os marginais estavam armados – duas pistolas e uma caçadeira de canos serrados –, encapuzados e com luvas. Foi levado o dinheiro da caixa (150 euros) e as carteiras, cartões Multibancos, fios de ouro e algum vestuário dos clientes. “Foi rápido, não estiveram aqui mais de três minutos”, adiantou.
Da Verdizela, os assaltantes seguiram para Brejos de Azeitão, onde, pelas 23h30, assaltaram o café ‘Yceberg’, ameaçando o proprietário e vários clientes com as pistolas e a caçadeira, roubando-os de seguida.
Em todos os três assaltos foi referenciada a mesma viatura, um Ford Escort cinzento, que os assaltantes usaram para se movimentar.
O mesmo trio é suspeito de, pouco depois das 00h10 de anteontem, ter assaltado um café na Av. Dr. Adelino Vicente, Torre da Marinha, Seixal. Nesse caso, embora a viatura referenciada seja outra, os assaltantes actuaram também encapuzados e com uma caçadeira de canos serrados, levando a gaveta da caixa e roubando os clientes.
EPISÓDIOS
SUSTO
Hélio Conceição, funcionário do ‘ColdKiss’, apanhou “um enorme susto”. “Não foi o primeiro assalto aqui no café, mas nunca tinha sido à mão armada”, confidenciou.
COSTUME
O restaurante/marisqueira ‘Boina Verde’ já foi assaltado perto de dez vezes nos últimos anos. Em Fevereiro e Janeiro foi arrombado com um carro contra a porta principal.
CARNAXIDE
Um pronto-a-comer de Carnaxide foi anteontem assaltado por um grupo de dez. A PSP perseguiu-os e dos desacatos resultaram cinco feridos e quatro detidos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)