page view

GANG LEVA PRIMEIRO GOLPE

Um ‘gang’ de assaltantes a lojas de telemóveis ainda em actividade foi, este fim-de-semana, alvo do primeiro golpe dado pelas autoridades policiais. Depois de ter deixado fugir o líder do grupo que, mesmo algemado, conseguiu na semana passada saltar do segundo andar do Hospital da Vila Franca de Xira, a GNR de Coruche está agora na posse de outro elemento do ‘gang’. O indivíduo, de 18 anos, foi detido pela PSP de Oeiras em Caxias, e está indiciado, com os restantes cinco companheiros de grupo, em pelo menos dois assaltos a lojas de telemóveis.

06 de abril de 2004 às 00:00

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Coruche, que recebeu, do Tribunal de Benavente, competências de investigação neste caso, está, segundo apurou o CM, na posse das identificações e cadastros dos elementos do grupo que ainda se encontram a monte.

Segundo fontes policiais adiantaram ao nosso jornal, o ‘gang’ reparte-se entre as duas margens do Tejo. Três elementos, entre os quais o jovem detido, sábado de manhã, pelas brigadas à Civil da PSP de Oeiras, são do Bairro de Laveiras, em Caxias, ao passo que os restantes três residem na Arrentela, Seixal.

Apesar de já estarem referenciados há cerca de dois anos, os elementos do grupo ganharam notoriedade depois de, na noite de 28 de Março, terem roubado um Mercedes na zona do Estoril.

A viatura foi usada, no dia seguinte, num ‘raid’ a lojas de telemóveis. O primeiro estabelecimento visitado foi em Samora Correia, de onde não foram roubados aparelhos, seguindo depois os assaltantes para a Cruz de Pau, Seixal, onde se apoderaram de 80 telemóveis.

SIMULOU APENDICITE PARA FUGIR

A detenção ocorreu sem problemas. As brigadas à civil da PSP de Oeiras apanharam um jovem de 18 anos, alegado líder de um ‘gang’ de assaltantes de lojas de telemóveis ainda em actividade, na madrugada de 30 de Março, em Caxias, Oeiras. A sua custódia foi de imediato pedida pela GNR de Coruche, que se prestou a apresentá-lo, na manhã seguinte, ao Tribunal de Benavente.

No entanto, problemas de saúde do detido, que se queixou de fortes dores de barriga causadas por uma apendicite aguda, obrigaram os militares a levá-lo ao Hospital de Vila Franca de Xira. Por ordem dos médicos, os elementos da GNR foram obrigados a sair da sala de observações. Tal foi, de imediato, aproveitado pelo jovem, que mesmo algemado, saltou de um segundo andar, conseguindo escapar, sem que ainda fosse detido.

ARMADOS

Os cinco elementos do ‘gang’ que ainda se mantêm a monte estão armados, apurou o CM junto de fonte policial. “Sabe-se que, pelo menos, eles dispõem de uma espingarda caçadeira e de uma pistola, que não irão hesitar em usar se a tal forem obrigados”, referiu.

DESILUSÃO

O primeiro dos assaltos efectuados pelo grupo constituiu, soube o nosso jornal, uma desilusão para os jovens ladrões. Depois de arrombarem a porta de uma loja de telemóveis de Samora Correia, os assaltantes ficaram desiludidos com a escassez de aparelhos, fugindo sem nada roubarem.

PROBLEMAS

A detenção do líder do ‘gang’, que entretanto se escapou às autoridades ao saltar, algemado, do segundo andar do Hospital de Vila Franca de Xira, foi problemático para a PSP de Oeiras. O indivíduo foi detectado, e preso pela primeira vez, no Bairro de Laveiras, em Caxias, conseguindo, no entanto escapar. Só várias horas depois, os agentes à civil conseguiram detê-lo outra vez.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8