Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Gang sequestra em centro comercial

Pistolas em punho, os quatro homens encapuzados conheciam bem o centro comercial Cascais Center quando o invadiram ontem de madrugada. Sabiam que existia uma caixa ATM à entrada e ainda uma máquina de pagamento automática do parque de estacionamento. Carregadas de dinheiro. Só conseguiram roubar a última. Mas mais do que isso: controlavam há algum tempo as rotinas do segurança que foi revistado, amarrado e roubado, debaixo de constantes ameaças de morte.
23 de Abril de 2010 às 00:30
Grupo de ladrões apontou a pistola à cabeça e ameaçou vigilante do Cascais Center
Grupo de ladrões apontou a pistola à cabeça e ameaçou vigilante do Cascais Center FOTO: Manuel Moreira

Pouco passava da meia-noite quando o grupo violento irrompeu pelas instalações, agora em obras, e abordou desde logo o vigilante da empresa Segureza. Depois de lhe apontarem a pistola à cabeça, amarraram-lhe os pés e as mãos com os atacadores dos sapatos e com a própria gravata. Taparam--lhe ainda a boca com fita adesiva. Depois dirigiram-se à zona de obras onde foram buscar as ferramentas para arrombar a caixa multibanco e a máquina de pagamento do parque de estacionamento. Apesar dos esforços, só conseguiram a segunda. E mal consumaram o assalto puseram-se em fuga, deixando para trás quer as ferramentas, quer o segurança deitado no chão, aterrorizado.

Fonte policial disse ao CM que só pelas o5h00 a vítima, "ainda jovem", conseguiu libertar-se sozinho, dirigindo-se de imediato à esquadra da PSP para apresentar queixa. A investigação do caso foi entretanto entregue à Polícia Judiciária (PJ), que esteve ontem de manhã no local a recolher impressões digitais para a identificação dos assaltantes.

Quanto ao segurança, ficou em choque com o ataque, teve de ser conduzido ao hospital e ontem não conseguiu trabalhar. É que os ladrões, para além de roubarem o dinheiro, ainda tiraram os telemóveis da vítima, sempre com recurso à violência.

PORMENORES

EMPRESA

O ‘CM’ tentou entrar em contacto com a empresa de segurança, da qual faz parte o vigilante, mas a mesma recusou-se a prestar quaisquer pormenores adicionais sobre o caso, por estar a ser alvo de investigação por parte da Polícia Judiciária.

JOVENS

Ao que o CM apurou, a descrição dos assaltantes dada pelo vigilante aos agentes da PSP na esquadra de Cascais é de que são jovens. Actuaram encapuzados e raramente falaram durante todo o ataque. A vítima não ofereceu resistência em momento algum.

CARRO

Para já ainda não há qualquer informação se o gang terá utilizado uma viatura para concretizar o assalto. No entanto, não está descartada a hipótese de haver um quinto elemento que tenha transportado os quatro ladrões ao centro comercial.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)