Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Gang em fuga mata empresário

Sete homens levam sacos de dinheiro do multibanco.
Miguel Curado, Sérgio A. Vitorino e João Tavares 28 de Fevereiro de 2016 às 16:03
Carrinha da vítima ficou parada na autoestrada. João Silva (foto pequena) tinha 49 anos
Carrinha da vítima ficou parada na autoestrada. João Silva (foto pequena) tinha 49 anos FOTO: Vítor Mota
"Os sete invadiram a autoestrada a pé, encapuzados e aos tiros, a tentar fazer parar os carros. Eu fugi em marcha atrás. Mas não conseguiu avisar o outro senhor." A descrição é de um dos primeiros condutores que o gang tentou atacar na A16, em Sintra, após se terem despistado no carro em que fugiam minutos depois de roubarem sacos de dinheiro de uma carrinha de valores, no Lourel. O ‘outro senhor’ é João Carlos Silva, 49 anos, que seguia com a mulher na sua carrinha Mercedes a caminho de um aniversário. Não parou, e um tiro dos ladrões atravessou a porta do condutor, atingindo-o na perna, na artéria femoral. Morreu antes de chegar ao hospital. 

Informações policiais dão conta ao CM que os tiros foram disparados à queima-roupa, com uma caçadeira de canos serrados. A vítima conseguiu conduzir até à zona de portagens da A16 mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e acabou por morrer já no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

As autoridades, segundo apurou o CM, acreditam que estes assaltantes encapuzados e fortemente armados possam ser estrangeiros, naturais de países de leste, e ter formação militar devido às armas que possuem.












Na A16, a circulação continua cortada. A PJ já está no local a recolher vestígios da presença dos assaltantes.

Leia mais na notícia exclusiva do Correio da Manhã desta segunda-feira


Tentativa de assalto a carrinha de valores
O grupo de sete homens tentava assaltar uma carrinha de valores quando um dos seguranças estava a carregar uma caixa multibanco numa grande superfície comercial.

Os assaltantes seguiam num carro escuro. Três saíram e um quarto ficou ao volante. O funcionário que estava na carrinha de valores arrancou a alta velocidade do local. O colega refugiou-se no interior da superfície comercial.











Não se sabe se os homens conseguiram levar os valores. Quem fazia compras foi impedido de sair do supermercado, onde os ladrões não chegaram a entrar.

Os suspeitos escaparam a alta velocidade do local. Realizaram mesmo alguns disparos para o ar para fazer dispersar um carro que estava a atrapalhar a fuga. Este carro civil acabou por colidir contra uma viatura estacionada.
Trânsito retomado na A16
A circulação rodoviária entre as portagens do Linhó e de Algueirão, concelho de Sintra foi retomada às 20h00, segundo fonte da PSP.










O trânsito esteve cortado nos dois sentidos deste percurso desde as 14h00, após os assaltantes de uma carrinha de valores que estava junto a um supermercado em Lourel terem fugido pela Autoestrada 16 (A16).
Lourel PSP crime lei e justiça polícia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)