Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Gangs atacam dois ATM à mesma hora

Quase à mesma hora, duas caixas multibanco foram roubadas durante a madrugada de ontem através do rebentamento de engenhos explosivos. Às 03h30 explodiu o ATM da Junta de Freguesia de Vila Franca do Rosário, em Mafra, e às 04h10 rebentava o multibanco do Centro Comercial Saldanha, no Montijo. Nos dois casos, os ladrões foram bem-sucedidos e levaram uma elevada quantia em dinheiro. A PJ está a investigar os dois assaltos.
27 de Novembro de 2011 às 01:00
O contraste entre a destruição no Montijo (na foto) e o ‘profissionalismo’ em Mafra
O contraste entre a destruição no Montijo (na foto) e o ‘profissionalismo’ em Mafra FOTO: Bruno Colaço

Ainda que o método utilizado seja o mesmo – injecção no ATM de gás acetileno que depois é detonado com recurso à bateria de um carro –, o efeito das explosões foi diferente. Enquanto no Montijo o rebentamento da caixa multibanco atingiu duas lojas e fez ‘voar’ uma porta blindada e uma grade, em Mafra apenas a caixa multibanco ficou danificada e, mesmo assim, não chegou a sair da parede onde está instalada, o que para a PJ é um indício seguro de que o roubo foi praticado por um grupo altamente profissional, treinado e que actua armado. No caso do Montijo, o crime terá sido cometido por um grupo de amadores já identificados.

"O segurança, que faz o abastecimento da máquina, já tinha detectado há cerca de três semanas que tinham tentado ‘mexer’ no multibanco", conta ao CM uma das sócias da Montigrilo, uma agência imobiliária ao lado do ATM e que ficou com todo o material informático danificado e as duas montras e caixilharias completamente destruídas. Do outro lado está um café, que também ficou com duas montras destruídas. Os ladrões levaram apenas uma gaveta do ATM e fugiram de moto.

Já a Junta de Freguesia de Vila Franca do Rosário, em Mafra, não sofreu qualquer dano material. Pelo menos dois homens actuaram rapidamente e fugiram de carro a alta velocidade.

GANGS ATM MONTIJO MAFRA EXPLOSIVOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)