Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Gavião: Idosos começam a ter alta

Os 26 idosos de um lar em Comenda, Gavião, que deram entrada este sábado no Hospital Distrital de Portalegre por indisposição, estão a ter alta.
9 de Abril de 2011 às 17:27
Idosos foram assistidos no Hospital de Portalegre
Idosos foram assistidos no Hospital de Portalegre FOTO: Alexandre M. Silva

Contactado pela Lusa, Ilídio Pinto Cardoso, responsável pelo gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), adiantou que "não se trata de uma intoxicação alimentar, mas sim de uma indisposição das pessoas", acrescentando que alguns já tiveram alta e que os restantes vão ter durante as próximas horas. O responsável da unidade hospitalar indicou ainda que "as pessoas já foram todas examinadas".

Os bombeiros transportaram de ambulância 18 idosos do lar para o Hospital de Portalegre, mas as outras pessoas terão ido para  o hospital por meios próprios ou acompanhadas por familiares.

Uma funcionária do Lar de Nossa Senhora das Necessidades, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Gavião, disse à Lusa que "não se sabe ao certo as causas" da indisposição das pessoas, que ocorreu depois de terem tomado o pequeno almoço. A mesma funcionária referiu que foram transportados pelos bombeiros para o hospital de Portalegre, 18 idosos, 14 utentes do lar e quatro do centro de dia.

Segundo a funcionária do lar, duas funcionárias que trabalham na instituição, mas que não trabalharam nos últimos dois dias, também se sentiram "indispostas", tendo uma delas recorrido na sexta-feira a assistência hospitalar.

De acordo com a funcionária, o lar, que tem 53 funcionários, acolhe 50 utentes, e presta ainda apoio a 28 idosos no centro de dia, e mais 20 em apoio domiciliário. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, o alerta foi dado às 08h41. Participaram nas operações de socorro às vítimas 13 bombeiros, apoiados  por sete viaturas das corporações de Gavião, Nisa e Crato.

gavião lar idosos portalegre hospital indisposição
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)