Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Gigante dos mares em Leixões

O porto de Leixões recebeu ontem o maior navio que por ali alguma vez passou. Eram 7h30 quando atracou o Crystal Serenity, que chega esta manhã a Lisboa.
3 de Maio de 2005 às 00:00
Em Leixões, as dimensões do barco obrigaram a cuidados especiais por parte da administração do porto. As duas hélices laterais de proa e um sistema de propulsão específico permitiram as manobras no interior das docas.
Inaugurado a 3 de Julho de 2003, o navio de seis estrelas tem 250 metros de comprimento, 13 andares e pesa 68 mil toneladas. De propriedade japonesa, tem capacidade para 1080 passageiros e 650 tripulantes. Conta com quatro restaurantes, quatro piscinas e dezenas de bares e áreas de lazer.
Ontem, cerca de 800 passageiros fizeram escala na Invicta para conhecer as caves do Vinho do Porto. Segundo Yvete Ferreira, membro da tripulação, esta era “uma paragem muito aguardada pelos turistas, que têm uma ligação forte aos vinhos e que não falavam de outra coisa antes da chegada”.
Apesar das dimensões consideráveis, o Crystal Serenity não figura entre os maiores navios de cruzeiro do Mundo, numa lista liderada pelo britânico Queen Mary 2, que tem 345 metros de comprimento – maior do que a Torre Eiffel –, 150 mil toneladas e capacidade para 2620 passageiros e 1253 tripulantes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)