Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

GNR ajuda aviões contra os incêndios

A barragem da Aguieira vai ser vigiada em permanência este Verão por uma Equipa da Protecção da Natureza (EPNA) da GNR de Santa Comba Dão, que – além de garantir a segurança de pessoas – facilitará o abastecimento de aviões de combate a incêndios na albufeira. Uma das missões é evitar que os veraneantes e os utilizadores das motos de água estejam nas zonas de enchimento das aeronaves.
30 de Maio de 2007 às 00:00
Os militares da GNR contam com a ajuda de um barco semi-rígido
Os militares da GNR contam com a ajuda de um barco semi-rígido FOTO: Nuno André Ferreira
A equipa do EPNA é constituída por três elementos em regime de exclusividade. Terão à disposição um barco semi-rígido, com 50 cavalos de potência, equipado com oito coletes salva-vidas, dois resguardos e cabos para reboque. A grande dimensão da albufeira e o elevado número de pessoas que a frequentam no Verão – banhistas e pescadores – levaram a GNR a reforçar as medidas de segurança, pois todos os anos se verificam afogamentos e acidentes com motos de água, alguns mortais.
Para o tenente Fernando Colaço, comandante do Destacamento da GNR de Santa Comba Dão, a equipa destinada para os patrulhamentos náuticos “está pronta a entrar ao serviço”, devendo estrear-se na primeira semana de Junho.
“Os patrulhamentos têm como objectivo principal garantir a segurança dos cidadãos. No entanto, não vamos descurar a fiscalização da prática da pesca e dos utilizadores das motas de água”, explicou o oficial da GNR, salientando que a albufeira “é muito movimentada no Verão”.
ALBUFEIRA
A MELHOR
A barragem da Aguieira é considerada o melhor local para abastecimento de aviões de combate aos incêndios florestais, devido à sua grande dimensão e condições geográficas. O avião ‘Beriev’ que no ano passado esteve em testes na Base de Monte Real (Leiria) só abastecia ali.
PESCA
A equipa do EPNA vai estar “muito atenta” à prática da pesca desportiva. No Verão, a albufeira é frequentada por muitos pescadores e, segundo a GNR, às vezes utilizam-se métodos ilegais de pesca.
BANHISTAS
Alguns locais da barragem da Aguieira são utilizados como praias, apesar da falta de vigilância, sobretudo aos fins-de-semana. As motas de água e a poluição são outros dois pontos que merecerão a atenção dos militares da GNR.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)