Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

GNR apreende 151 papagaios

As aves exóticas eram a sua paixão e durante anos fez delas o seu negócio. Ontem de manhã, elementos do Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Faro, em coordenação com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), apreenderam 151 papagaios que o homem cria-va, sem licença, em Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro.
21 de Setembro de 2012 às 01:00
Papagaios eram criados sem licença numa propriedade isolada em Santa Bárbara de Nexe, a norte de Faro
Papagaios eram criados sem licença numa propriedade isolada em Santa Bárbara de Nexe, a norte de Faro FOTO: D.R.

Segundo o CM apurou junto de fonte do Comando da GNR na região, "o proprietário das aves, um cidadão português, de 62 anos, tinha os animais numa propriedade privada, no campo, e fazia criação dos mesmos sem que possuísse qualquer licença ou certificado que o habilitasse a tal, incorrendo desta forma numa contra-ordenação ambiental muito grave". A coima para este tipo de crime "pode ir até aos 20 mil euros", acrescentou a mesma fonte da GNR.

O proprietário das aves, que terá explorado, com a ex-mulher, uma casa que vendia aquele tipo de aves, situada à entrada de Loulé, foi identificado pelas autoridades e nomeado fiel depositário dos papagaios. Isto enquanto se aguarda o desenrolar do processo de contra-ordenação, para se definir o futuro das 151 aves. A apreensão resultou de uma acção de fiscalização na zona.

papagaios gnr aves santa bárbara de nexe pássaros licença
Ver comentários