page view

Artigo exclusivo

GNR caça mãe e avó por sequestro de menina durante nove anos

Fugiram com a criança em 2011, depois do tribunal dar guarda ao pai.

17 de janeiro de 2021 às 01:30

As arguidas, que se terão escondido com a criança em Espanha, regressaram há pelo menos um ano a Portugal. Na Figueira da Foz, mudaram várias vezes de residência para enganar as autoridades. Mãe e avó foram localizadas na sexta-feira pelos investigadores do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Barcelos, à porta da escola que a adolescente frequentava. Estavam pendentes mandados de captura e foram detidas na hora, sem oferecer resistência. O juiz mandou-as depois para a cadeia de Santa Cruz do Bispo, no Porto.

Apesar de haver uma decisão judicial que prevê que a menor deve estar aos cuidados do pai, o CM sabe que o homem - que não vê a filha há mais de uma década - não forçou o cumprimento da decisão e deixou à escolha da jovem indicar com quem irá viver nos próximos meses, já que a mãe e a avó vão aguardar pelo julgamento na cadeia.

Em fevereiro de 2011, o caso tornou-se mediático. Cerca de 60 populares da freguesia de Carvalhas, em Barcelos, realizaram uma vigília para impedir a entrega da menina ao pai.

A mãe da criança alegava que a menor era molestada sexualmente pelo progenitor, mas as perícias feitas por vários psicólogos à criança, então com sete anos, concluíram que estava a ser manipulada pela mãe e que as queixas provinham de um discurso ensaiado pelas arguidas à menina.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8