Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

GNR detém homem por tentar levar sinos de igreja

A GNR de Sever do Vouga anunciou hoje a detenção, que ocorreu na noite de terça-feira, de um homem suspeito de tentar furtar os sinos em bronze da igreja de Dornelas.
14 de Dezembro de 2011 às 13:31
Militares detectaram duas portas da igreja de Dornelas arrombadas e um homem junto aos sinos de bronze
Militares detectaram duas portas da igreja de Dornelas arrombadas e um homem junto aos sinos de bronze FOTO: António Manuel Rodrigues/ Correio da Manhã

A detenção ocorreu durante uma acção de patrulhamento das igrejas do concelho, na sequência do programa "Igreja Segura" da GNR, de prevenção de furtos a igrejas.  

Segundo a GNR, cerca das 22h30, os militares detectaram duas portas da igreja de Dornelas arrombadas e um homem junto aos sinos de bronze. 

O homem foi detido por furto, na forma tentada, tendo sido notificado para comparecer esta quarta-feira no Juízo de Sever do Vouga, da Comarca do Baixo Vouga, para primeiro interrogatório.  

Nos últimos meses, o distrito de Aveiro tem registado uma vaga de roubos  de peças de bronze, entre estátuas, bustos, placas evocativas e outras peças  que existiam em jardins, praças e edifícios públicos.  

Em Novembro, a deputada do PSD na Assembleia da República, Carla Rodrigues, alertou o ministro da Administração Interna para os furtos de peças em bronze no distrito, com especial incidência no concelho de Oliveira de Azeméis. 

A parlamentar sugeriu, na ocasião, a possibilidade de estender o programa "Campo Seguro", que visa combater o furto de cobre nas instalações agrícolas, ao fenómeno verificado no distrito, adiantando que a situação "tem provocado um grande alarmismo social e um desconforto" junto das populações.  

"São peças que valem não apenas pelo seu valor patrimonial, mas também pelo valor sentimental para as comunidades, sendo, por isso, insubstituíveis", sublinhou a deputada eleita pelo distrito de Aveiro.  

Carla Rodrigues sugeriu ainda que o combate a este tipo de criminalidade não se efectuasse apenas do lado dos autores dos furtos, mas do lado dos receptadores. "Se há furtos desta espécie, é porque há uma rede de receptadores", disse. 

GNR; Furtar; Sinos; Igreja; Bronze; Aveiro;
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)