Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

GNR detém três estudantes por posse de droga

A GNR da Guarda anunciou este sábado a detenção, em Vilar Formoso, de três estudantes e a identificação de mais dois, no âmbito de uma operação a grupos de alunos que seguem para Espanha em viagens de finalistas.
9 de Abril de 2011 às 12:50
A GNR fiscalizou vários autocarros que transportam alunos finalistas para Espanha
A GNR fiscalizou vários autocarros que transportam alunos finalistas para Espanha FOTO: d.r.

O tenente-coronel Cunha Rasteiro, chefe da secção de investigação criminal do Comando Territorial da GNR da Guarda, disse à Lusa que os jovens foram detectados na posse de estupefacientes durante a fiscalização a 38 autocarros que transportavam estudantes para a costa mediterrânica de Espanha.  

Indicou que para além da detenção de três jovens com 18, 19 e 23 anos, dois do Porto e um da Covilhã, foram identificados mais dois, um residente no Porto e outro na Guarda.  

Os estudantes, que seguiam em quatro autocarros diferentes, detinham "meio milhar de doses individuais de ecstasy, haxixe e canábis", que foram apreendidas pela GNR, indicou Cunha Rasteiro.  

Explicou que os detidos estavam na posse "de quantidades elevadas" de substâncias proibidas, que alegadamente "se destinavam ao pequeno tráfico", enquanto que os identificados possuíam pequenas doses "para consumo pessoal". 

"As maiores quantidades [de droga] apreendidas estavam dissimuladas dentro de frascos de champô e de pacotes de batatas fritas", disse o responsável. 

Segundo o chefe da secção de investigação criminal do Comando Territorial da GNR da Guarda, nas próximas horas, os três estudantes detidos na fronteira de Vilar Formoso serão presentes ao Tribunal de Almeida para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.  

Nas últimas horas, a GNR fiscalizou cerca de dois mil jovens em trânsito por Vilar Formoso, com o empenho de cerca de 50 elementos e dez cães de detecção de drogas.  

A GNR reforçou a fiscalização rodoviária, a prevenção e o controlo de drogas nas principais fronteiras terrestres para os grupos de estudantes em viagem de finalistas.

gnr guarda estudantes finalistas droga espanha autocarros viagens
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)