page view

GNR deteta 29 530 terrenos sem mato limpo

Rede de postos de vigia contra fogos só começa a funcionar em maio.

29 de março de 2019 às 08:31

A GNR detetou, desde o início do ano, 29 530 locais em todo o País onde a limpeza dos terrenos não foi feita. Até agora não foi aplicada qualquer multa – os valores vão desde os 280 até aos 120 mil euros – mas os proprietários que não efetuarem essa gestão de combustíveis voluntariamente terão de ressarcir as autarquias que venham a assumir esse trabalho e consequente despesa.

No mesmo período, a GNR registou 952 crimes de incêndio florestal, dos quais resultaram 20 detenções e a identificação de 114 pessoas.

Numa semana em que foi acionada uma declaração de situação de alerta – válida até domingo – devido ao calor, o dia de ontem ficou marcado pelos mais de 70 incêndios florestais, sobretudo na região Norte e Centro, que obrigaram a mobilizar 634 operacionais, 188 viaturas e cinco meios aéreos. Ainda assim, a rede de postos de vigia continua sem funcionar.

Os 72 postos da rede primária só começam a operar a 7 de maio e outros 260 da rede secundária apenas no final de junho. O ministério adianta que o dispositivo conta até essa altura com 45 câmaras de videovigilância em funcionamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8