page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

GNR realizou este ano 30 controlos de fronteiras por motivos de emergência médica nos Açores

Ação decorreu nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, "permitindo a prestação dos cuidados de emergência médica necessários aos cidadãos envolvidos".

25 de abril de 2026 às 13:18

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou este ano nos Açores 30 controlos de cidadãos estrangeiros que foram retirados por motivos de emergência médica, foi este sábado divulgado.

Segundo um comunicado da GNR, a UCCF, através dos Postos de Fronteira Marítima do Destacamento de Guarda de Fronteiras dos Açores, realizou, na sexta-feira, "o trigésimo controlo de fronteira inopinado a cidadãos estrangeiros evacuados por motivos de necessidade de caráter especial, desde janeiro do presente ano, na Região Autónoma dos Açores".

A ação decorreu nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, "permitindo a prestação dos cuidados de emergência médica necessários aos cidadãos envolvidos".

A GNR esclarece que, no âmbito de ações de controlo de fronteira e em estreita colaboração com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (MRCC Delgada), os militares da Guarda asseguram que os tripulantes e passageiros de navios em viagens transatlânticas, "reúnem as condições legais e de segurança para entrada no espaço Schengen, quando evacuados por motivos de emergência médica, garantindo, assim, o cumprimento dos requisitos legais para a sua entrada em território nacional".

Na mesma nota é destacado o compromisso da GNR na salvaguarda da vida humana, assegurando, simultaneamente, "o controlo eficaz de fronteiras e o cumprimento das normas legais aplicáveis à circulação internacional de pessoas".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8