Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

GNR sem plano de formação

A GNR admite que ainda não tem preparado qualquer plano de formação para o uso das novas pistolas, modelo Glock 9 milímetros, que o Governo vai distribuir até final deste ano. No entanto, o Comando-Geral assegura que, rapidamente, conseguirá montar uma estratégia de formação de todo o efectivo.
26 de Setembro de 2007 às 00:00
PSP e GNR vão instruir os efectivos no uso das armas
PSP e GNR vão instruir os efectivos no uso das armas FOTO: Jorge Godinho
A PSP, ao contrário, já prepara a entrada ao serviço da nova arma. Está planeado para o mês que vem o início do 4.º curso de formação de formadores de técnicas policiais. Os 40 a 50 elementos que vão frequentar o curso juntar-se-ão a um lote com cerca de 130 formadores que, neste momento, já dão instrução sobre a acção policial no Comando da PSP.
“No curso de Outubro será introduzido um módulo que habilitará os futuros formadores a trabalhar com a nova pistola. Mal seja definida a data de entregas das armas, os 130 formadores já diplomados serão chamados para uma reciclagem”, disse ao CM fonte da Direcção-Nacional da PSP.
A polícia assegura mesmo que nem vai precisar de recorrer a formadores da Glock, o fabricante austríaco que venceu o concurso público lançado pelo Ministério da Administração Interna (MAI). “O Grupo de Operações Especiais da PSP há algum tempo que trabalha com a pistola 9 mm da Glock e tem formadores habilitados a ensinar”, referiu a fonte.
A GNR tem também uma bolsa de formadores que, a nível dos Destacamentos Territoriais, vai ensinar o efectivo a usar a nova pistola. No entanto, a falta de uma data concreta para a entrega das armas fez com que o Comando-Geral ainda não tenha definido o plano de formação.
Até final de 2007, o MAI deverá entregar à GNR e à PSP um total de dez mil armas, a dividir em partes iguais.
“Quando se souber a data exacta da entrega, a GNR começará a tratar de organizar acções de formação em todo o dispositivo”, concluiu a fonte ouvida pelo CM.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)