Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

GNR TRAVA ACROBACIAS AO VOLANTE

Uma mega-operação da GNR de Aveiro desencadeada na madrugada de ontem, na zona industrial da Mota, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, resultou em mais de uma centena de autos de transgressão passados a indivíduos que escolhem aquele local para fazer manobras perigosas, acrobacias e piões.
11 de Novembro de 2002 às 00:09
A Guarda apareceu de surpresa, por volta da meia-noite, vedando todas as entradas e saídas do recinto, com algumas dezenas de militares, auxiliados pelo Corpo de Intervenção da PSP, com cães, meios que fiscalizaram todos os carros que estavam na zona, perfazendo um total de mais de 500 viaturas.

"O incumprimento do Código da Estrada é a principal razão das autuações, a maioria ligada ao excesso de álcool, crianças nos carros sem cinto de segurança e alterações ilegais efectuadas nos carros", adianta o capitão Raul Abreu, da GNR de Aveiro.

De acordo com o mesmo responsável esta operação é o culminar de uma investigação que dura há cerca de um mês e surge "numa altura em que este tipo de espectáculo já não se verificava com tanta frequência". As autoridades efectuaram, nos últimos meses, várias intervenções de que resultaram, mais de duas dezenas de autos e 20 detenções.

Após essas acções, o número de ‘amantes da velocidade’ que habitualmente escolhem a zona industrial da Mota diminuiu: "São mais os espectadores do que os 'acrobatas', embora o total de autuações seja bastante elevado", afirma o capitão.

Estas corridas são proibidas "não só porque põem em risco as suas vidas, mas também a das pessoas que lá se deslocam, incluindo automobilistas que estão ali, apenas de passagem, apanhados na confusão".
Este aparecimento das autoridades acabou por estragar o espectáculo a várias dezenas de exibicionistas, acompanhados por centenas de espectadores que se dirigem à zona industrial da Mota só para assistirem às manobras. Entre os ‘mirones’ encontravam-se famílias inteiras, acompanhadas de crianças que são obrigadas a permanecer no local até altas horas da madrugada.

"Estragam hoje mas amanhã ou no próximo fim-de-semana estamos de volta. Não é isto que nos assusta, não estamos a incomodar ninguém e o local até é isolado", assegura um dos muitos jovens que habitualmente frequenta o local, mas que optou por não se identificar.

"Ainda houve quem tentasse fugir ao ver chegar a GNR, mas nem todos tiveram a mesma sorte. As filas estão intermináveis", acrescenta.

Militares punem ‘Exibições’ de motociclos na Biscaia

Oito indivíduos, que conduziam sem estarem habilitados para tal, foram detidos ontem, numa operação realizada pelo destacamento territorial de Oeiras da GNR em colaboração com a Brigada de Trânsito de Carcavelos, na zona da Biscaia, concelho de Cascais.

A operação resultou ainda na apreensão de seis motociclos e no levantamento de 30 contra-ordenações por falta de seguro, falta de chapa de matrícula, matrículas não regulamentadas, entre outras irregularidades.

Mais de 30 militares, fardados e à civil, participaram na acção de fiscalização, desencadeada por indicações que davam conta de que num troço da Estrada Nacional 247, havia indivíduos que, aos domingos de manhã, punham em risco utentes da via e veraneantes, ao desencadearem iniciativas exibicionistas com motos e motos 4.

Assim, após algum tempo de investigação, as duas entidades - GNR de Oeiras e BT de Carcavelos -, com o apoio do posto territorial de Colares da GNR, desencadearam esta operação que foi muito aplaudida pelos populares da zona.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)