Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

GNR vigia praias de bicicleta e a cavalo

Neste Verão, a GNR vai percorrer de bicicleta ou a cavalo as praias dos concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras, Mafra, Torres Vedras e Lourinhã, prestando informações aos turistas em diversas línguas e vigiando zonas de estacionamento.
19 de Julho de 2007 às 00:00
A bicicleta é um dos meios utilizados na operação de Verão
A bicicleta é um dos meios utilizados na operação de Verão FOTO: Carlos Almeida
O programa ‘Turist Support Patrol’, implantado “com sucesso” em anos anteriores no Algarve, foi apresentado na manhã de quarta-feira na Ericeira, numa acção pioneira nas regiões da Área Metropolitana de Lisboa e Oeste.
Com esta medida, pretende-se dar um maior “reforço ao policiamento já existente nas áreas de veraneio” e “vigiar os parques de estacionamento para evitar furtos dentro dos veículos”, explicou o tenente-coronel Damião, do Grupo Territorial de Sintra da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Até 20 de Setembro, estão destacadas cinco patrulhas, compostas por dois militares cada, que se deslocam a cavalo ou de bicicleta, e vão estar apoiadas por uma viatura apetrechada com um computador “que permite identificar o proprietário de qualquer viatura”.
Através do sistema de GPS e de panfletos, os homens da GNR dão também informação aos veraneantes sobre ruas e locais de destino ou a visitar, deslocando-se até a locais de difícil acesso para automóveis.
Os elementos da Guarda abordam os turistas estrangeiros de modo mais espontâneo, a quem prestam esclarecimentos em inglês e francês. O tenente-coronel Damião explica que “a GNR deu formação aos militares para saberem falar outras línguas”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)