Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

GNR apreende milhares de objetos para contrafação de vestuário

A investigação do caso foi iniciada há cerca de 11 meses.
21 de Maio de 2015 às 15:44
Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra da Unidade de Ação Fiscal da GNR apreende materiais têxteis
Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra da Unidade de Ação Fiscal da GNR apreende materiais têxteis FOTO: D.R.
A GNR anunciou esta quinta-feira a apreensão, no distrito de Braga, de milhares de etiquetas e botões destinados à produção de vestuário contrafeito, que posteriormente seria comercializado como se fosse produto original de marcas conceituadas.

A operação do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra da Unidade de Ação Fiscal da GNR resultou na apreensão de cerca de 5.700 etiquetas, 4.128 botões, 356 sacos de plástico e 46 peças de vestuário contrafeito, na sequência de buscas realizadas na quarta-feira em locais de produção de têxteis, uma empresa transportadora e uma residência, nas localidades de Vizela, Moreira de Cónegos e Vila Nova de Famalicão.

Em comunicado, a GNR adianta que a operação "visou o desmantelamento de um circuito de produção e distribuição de artigos de vestuário contrafeitos" e que as duas fábricas têxteis "recorriam a uma empresa de transporte de mercadorias para distribuir, de forma dissimulada, os artigos produzidos, presumivelmente com destino a Angola".

"A quantidade de botões e etiquetas que veio a ser apreendida permitiria a confeção de vários milhares de artigos de vestuário falsificados, cujo valor de mercado se estima potencialmente em vários milhares de euros", refere.

Acrescenta que os artigos em causa seriam comercializados "à margem das formalidades legais", fugindo ao pagamento de impostos.

A investigação do caso foi iniciada há cerca de 11 meses e está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, tendo sido desencadeada, de acordo com a GNR, na sequência de ações de prevenção e fiscalização tributária relativas ao controlo da circulação de mercadorias em território nacional.
GNR Ação Fiscal Coimbra Vizela Moreira de Cónegos DIAP têxtil e vestuário contrafação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)