Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

GOLFINHOS INVADEM VILAMOURA

Oito golfinhos-roaz (tursiops truncatus) fizeram ontem, entre as 14h30 e as 15h00, uma “visita” à marina de Vilamoura. Depois de se passearem durante cerca de meia hora entre os barcos ancorados, surpreendendo e encantando os turistas presentes no local, abandonaram a baía rumo ao oceano.
3 de Julho de 2003 às 00:00
De acordo com um biólogo do Zoomarine, Élio Vicente, tendo em conta que os animais não apresentavam sinais de desconforto, a razão para a sua entrada na marina poderá ter estado relacionada com a procura de águas mais calmas ou de alimento, já que nesta zona estão identificadas 26 espécies de peixes e crustáceos. Outra hipótese apontada pelo especialista é a de uma eventual fuga, por parte de uma fêmea, ao acto de cópula.
Aparentemente afastada está a eventual hipótese de os gofinhos-roaz terem protagonizado um acto de arrojamento colectivo, comportamento de que não há tradição na costa portuguesa.
Esta espécie de golfinhos, segundo Élio Vicente, funciona num sistema matriarcal, pelo que, o mais provável é que o grupo de “visitantes” fosse composto apenas por fêmeas e crias. As fêmeas são acompanhadas pelas crias, de ambos os sexos, no entanto os machos vão abandonando o cardume à medida que vão sendo desmamados.
O grupo já rondara as águas da marina no dia anterior, tendo igualmente sido avistado na semana passada ao largo da Praia da Falésia, revelou ao CM o engenheiro do Ambiente da Lusotur, Jorge Moedas. Segundo apurámos um outro grupo destes animais fez uma aproximação à mesma praia algarvia no último Inverno.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)