Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Golfista regressa a casa

António Rosado voltou ontem para a moradia, numa altura em que a Polícia Judiciária recolhia elementos sobre o seu paradeiro.
22 de Agosto de 2010 às 00:30
Rosado começou a carreira aos 15 anos e foi campeão nacional em 2009.
Rosado começou a carreira aos 15 anos e foi campeão nacional em 2009. FOTO: direitos reservados

António Rosado, o campeão nacional de golfe que estava desaparecido desde a passada quarta-feira, regressou ontem a casa para tranquilizar a família, que estava desesperada e inclusivamente já tinha alertado as autoridades. Uma discussão com a ex-namorada terá estado na origem do desaparecimento. Não se sabe, para já, por onde andou nos últimos dias, mas António Rosado estará bem de saúde.

O jovem, de 25 anos, terá ficado preocupado com os familiares e amigos e, depois de o CM ter noticiado a sua ausência e o drama vivido pelos que lhe eram próximos, resolveu aparecer. Regressou à casa de Vilamoura, ainda durante a tarde de ontem.

Ao que foi possível apurar, António Rosado terá tido uma acesa discussão com a ex-namorada, com quem terminou o relacionamento há poucos meses. Terá ficado abalado com as palavras trocadas e, quando desapareceu, após ter saído de casa na manhã de quarta-feira, enviou precisamente uma mensagem à ex-namorada. "Só preciso de tempo e de espaço", explicava o golfista à jovem. Da mesma forma, António Rosado terá escrito à mãe uma mensagem de despedida: "Vou desaparecer. Talvez um dia me encontres."

Na quarta-feira, o golfista saiu de casa, com o computador e o saco de golfe, e na companhia de um amigo, que lhe deu boleia. Este deixou-o numa bomba de gasolina nas Quatro Estradas, entre Loulé e Quarteira. Depois, António Rosado terá ainda sido visto junto à Praça de Touros de Albufeira, a meio dessa tarde. E foi este o último sinal do jovem, até à tarde de ontem, quando regressou a casa, passados quatro dias.

Entretanto, as autoridades estudavam já uma estratégia para perceber o que tinha acontecido. O caso tinha sido comunicado à GNR logo na quarta-feira – na sequência da referida carta de despedida deixada pelo golfista à mãe – mas só anteontem o processo transitara para a alçada da Polícia Judiciária.

Os inspectores tentavam perceber se alguém poderia ter tido intervenção no desaparecimento, mas de acordo com as informações recolhidas não havia qualquer elemento que indiciasse rapto ou qualquer outro tipo de crime. Ontem, a Polícia Judiciária já estava no terreno à procura de pistas. Tentava esclarecer se a ausência do golfista tinha acontecido de livre vontade, atendendo a que se tratava de alguém maior de idade.

Ao Correio da Manhã, tanto a família de António Rosado como amigos contactados recusaram, ontem, explicar o que sucedeu com o golfista, enquanto o telemóvel do próprio se manteve desligado durante todo o dia.

DEDICADO AO GOLF A 100 POR CENTO

António Rosado é classificado como "reservado, certinho e 100% dedicado ao golfe" por Romero Gonçalves, director de golfe do Oceânico, onde o jovem costuma jogar. Depois de se ter apurado para o Europeu de 2005, em Inglaterra, e para o Mundial de 2006, na África do Sul, decidiu tornar-se jogador profissional de golfe em 2007.

"ELE PRECISA DE DESCANSAR"

David Moura, vice-presidente da Federação Portuguesa de Golfe, disse ao CM que já sabia do regresso de António. "Agora dêem espaço e tempo para que recupere. Ele precisa de descansar e de pôr as ideias em ordem", afirmou, recusando fazer mais comentários sobre as causas do desaparecimento do conhecido golfista.

Na sexta-feira à noite, António Sobrinho, ex-campeão nacional de golfe, só tinha um desejo: "Que ele regresse o mais rapidamente possível" disse então ao CM, explicando que conhece o campeão nacional da modalidade desde os sete anos: "Sempre mostrou uma enorme vontade e uma grande paixão pelo golfe." António Sobrinho garantiu ainda não ter conhecimento de qualquer problema que pudesse perturbar o jovem campeão nacional, caracterizando-o como uma pessoa muito reservada, que nunca falava da sua vida pessoal. "Tem uma boa relação com os pais", assegurou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)