Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

GOLPE NO NARCÓTICO

A Polícia Judiciária deteve em flagrante delito três estrangeiros na posse de dois quilos de heroína, tendo em buscas domiciliárias posteriores encontrado mais um quilo da mesma droga, assim como cocaína e ‘ecstasy’.
21 de Maio de 2003 às 00:00
Segundo um dos responsáveis pela operação, um dos detidos, alegadamente o cabecilha da rede agora desmantelada pela PJ, é um empresário cabo-verdiano, com 45 anos, residente em Portugal. Outro dos detidos nasceu também em Cabo Verde e o terceiro é romeno.
O empresário é proprietário de uma firma de importação- exportação de máquinas industriais que a PJ suspeita tratar-se de uma "fachada".
A PJ adianta, em comunicado, que este suspeito "estava já a ser investigado há alguns meses, uma vez que se indicia ser o principal responsável em Portugal de uma rede de importação e distribuição de consideráveis quantidades de drogas duras".
O indivíduo terá recebido a heroína proveniente da Holanda, país onde existe uma grande comunidade cabo-verdiana, através do cidadão romeno. O outro cabo-verdiano, residente em Portugal, seria alegadamente o segurança do líder do grupo.
Segundo a Polícia, o cabecilha da rede canalizava para Cabo Verde os lucros obtidos no negócio.
Após as detenções foram efectuadas várias diligências, entre elas buscas domiciliárias, tendo a Judiciária apreendido mais um quilo de heroína, cerca de 150 gramas de cocaína, 150 comprimidos de ‘ecstasy’, 100 mil euros euros em notas, 2,5 quilos de produto de corte da droga, quatro balanças e um moinho eléctrico.
No âmbito da operação, efectuada no passado fim-de-semana na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, foram igualmente apreendidas uma arma de fogo proibida, devidamente municiada, duas viaturas de alta cilindrada e cinco telemóveis.
Segundo a PJ, recentemente, "no Aeroporto Internacional de Lisboa foi detido um correio de droga que transportava desde um país da América do Sul cerca de dois quilos de cocaína de elevado grau de pureza destinado a esta rede".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)