Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

GOVERNO ADIA PROJECTO POLIS PARA 2007

O Governo vai adiar para 2007 vários projectos de reabilitação e requalificação urbana (Polis) atrasados, entre os quais o da Costa de Caparica, em Almada, anunciou ontem o ministro do Ambiente, Amílcar Theias.
9 de Março de 2004 às 00:41
O governante explicou que os projectos Polis que "envolvem mais investimento e com maior dificuldade" vão ser transferidos para o próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), em 2007.
Amílcar Theias escusou-se a precisar os nomes desses projectos antes de reunir com os autarcas dos concelhos envolvidos.
No âmbito do programa de reabilitação e requalificação urbana Polis foram constituídas 22 sociedades Polis, entre as quais dez geridas pela Parque Expo: Albufeira, Castelo Branco, Coimbra, Matosinhos, Cacém, Viana do Castelo, Gaia, Viseu, Costa de Caparica e Leiria.
O programa tem sido afectado por falta de fundos, uma vez que o Governo decidiu adiar para este ano as transferências das dotações de capital para as sociedades Polis relativas a 2003. O programa deixou ainda de receber 250 milhões de euros em fundos comunitários.
Para hoje está agendada uma sessão pública de esclarecimento no Bairro Campo da Bola, em Almada, durante a qual é apresentado o plano de pormenor, em consulta até ao dia 25. Depois da discussão pública, o documento terá de ser submetido a aprovação da Assembleia Municipal de Almada, antes de ser ratificado em Conselho de Ministros para posterior publicação em Diário da República.
O plano de pormenor aponta Dezembro de 2006 como prazo para a conclusão da intervenção no Bairro do Campo da Bola, com excepção da construção de edifícios de habitação, comércio e serviços para venda livre.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)