Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

GOVERNO DESBLOQUEIA VERBAS PARA INCORPORAÇÂO NA GNR

O Ministério da Administração Interna (MAI) conseguiu finalmente por parte do Ministério das Finanças o desbloqueamento das verbas necessárias para suportar a incorporação de 1100 militares da GNR, uma questão que tinha sido denunciada pelo Correio da Manhã na edição de dia 12 do corrente.
23 de Setembro de 2002 às 01:12
Na altura, o MAI não tinha avançado a questão financeira como a razão para o “adiamento” do curso - nas palavras do MAI - mas o CM adiantou desde logo que a falta de verbas era a questão que tinha estado por detrás da decisão do Comando-Geral da GNR de suspender a realização do curso, que devia ter sido iniciado a 9 de Setembro. Aliás, o próprio Ministério, na altura, nem sabia esclarecer quando seria retomado o curso.

No dia 13, no entanto, o deputado do Partido Socialista Vitalino Canas tinha redigido um requerimento na Assembleia da República onde pedia explicações ao MAI relativas à incorporação dos 1.100 homens na GNR, com base na notícia publicada pelo CM, em particular a questão financeira.

A verdade é que se na quinta-feira, dia 12, o MAI não reconhecia a questão financeira, já na segunda-feira, em entrevista ao CM, o titular da pasta, Figueiredo Lopes, reconhecia que, afinal, o adiamento do curso tinha por base a “questão orçamental”. O governante garantia, que a medida, no entanto, não ia atingir o policiamento, facto que era também salientado no requerimento de Vitalino Canas.

Mas a verdade é que essa questão preocupava importantes sectores da GNR, uma vez que os elementos saídos do curso seriam usados no reforço de patrulhamento, em particular nas praias e no controlo das ameaças poluidoras, uma nova missão entretanto atribuída à GNR. Por outro lado, esse efectivo receberia já instrução destinada à preparação para o Euro 2004, além de que iria preencher as lacunas entretanto criadas com a saída de centenas de militares dos cursos de 74/75.

Na semana passada, Figueiredo Lopes reuniu com a ministra das Finanças, conseguindo finalmente o desbloqueamento das verbas para o início do curso, marcado agora para Outubro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)