Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

GOVERNO VAI APURAR REPONSABILIDADES

O Executivo, liderado por Santana Lopes, vai apurar responsabilidades que levaram ao atraso no início do ano lectivo, que esta quinta- feira deveria começar em todas as escolas do país. Quem o garantiu foi secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Domingos Jerónimo.
16 de Setembro de 2004 às 15:22
"O Governo nunca deixa, neste e noutros casos, de apurar as responsabilidades para esses desvios", sustentou o porta-voz do Executivo, no final da reunião semanal do Conselho de Ministros, admitindo que o assunto não foi, porém, abordado nos trabalhos de hoje.
O secretário de Estado avançou que "o Governo mantém como firmes" as informações que têm sido divulgadas pela ministra da Educação quanto à data para a divulgação das listas de colocação de professores. A abertura do ano lectivo nos ensinos pré-escolar, primário e secundário decorrerá entre hoje e 23 de Setembro, mas segundo o Ministério da Educação, a lista definitiva de colocação de professores só será divulgada segunda-feira.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) avançou hoje que apenas uma minoria das escolas do norte e centro abriram portas, no arranque oficial do ano lectivo.
O Ministério da Educação remeteu para esta tarde a divulgação do número de escolas que abriram portas no centro e norte do país, depois de ter indicado ontem que 70 por cento das escolas do Algarve e 58 por cento dos estabelecimentos de ensino do Alentejo iam começar a funcionar hoje.
CONFEDERAÇÃO DE PAIS QUER APURAR RESPONSÁVEIS
Os pais querem que o Ministério da Educação indique quem são os responsáveis pela confusão nos concursos de colocação de professores.
Albino Almeida, da Confederação das Associações de Pais (CAP), disse que a "culpa não pode morrer solteira". O presidente da CAP realçou que se trata de "uma brincadeira" de mau gosto, pois a situação no 1º ciclo e no pré-escolar é "gravíssima".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)