Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Jovem grávida de seis meses e namorado morrem esmagados por pedra em Esposende

Casal encontrava-se a dormir e teve morte imediata na sequência de um deslizamento de terras.
Ana Inês Baptista e Secundino Cunha 24 de Novembro de 2022 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Jovem grávida de seis meses e namorado morrem esmagados por pedra em Esposende

Susana Gonçalves, de 22 anos, estava grávida de 6 meses e dormia com o namorado, Fábio David, da mesma idade, num quarto do 1º andar de uma moradia localizada na Rua Artur Barros Lima, em Palmeiras de Faro, Esposende, quando, na sequência de um deslizamento de terras, foram atingidos por uma pedra de grande porte. O casal teve morte imediata.

Na habitação, composta por uma cave, rés do chão e 1º andar, estavam outros quatro familiares de Susana. A mãe, de 40 anos, o companheiro desta, de 50, e os irmãos, de 2 e 12 anos, escaparam ilesos. A família ficou em estado de choque e necessitou de apoio dos psicólogos do INEM.

Os corpos foram recuperados ao início da tarde, passadas cerca de 12 horas desde o alerta. As operações foram dificultadas pela possibilidade de novos deslizamentos de terras.

Ainda na quarta-feira, a Câmara de Esposende adiantou que a casa se trata "de uma habitação licenciada, inserida numa operação de loteamento datada de 1994, constituída por 14 Lotes, sendo que o Lote em causa é o número 9, que dispõe de autorização de utilização, sendo que a área derrocada se encontra parcialmente dentro da delimitação do mesmo lote". "O processo de licenciamento desta habitação decorreu com normalidade, desconhecendo-se a existência de qualquer reclamação apresentada pelo proprietário desta habitação quanto a eventuais situações que pudessem pôr em perigo a mesma", conclui.

O 2º comandante distrital da Proteção Civil, Rui Costa, sublinhou que as causas da tragédia serão apuradas numa investigação de várias entidades. A PJ esteve no local.

Pormenores

"Tantos sonhos que ficam por realizar" 

Foram dezenas as homenagens a Susana e Fábio feitas esta quarta-feira nas redes sociais.

"Paz eterna a estes dois jovens", lamentou D. José Cordeiro, arcebispo de Braga. Também o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde Susana se licenciou recentemente em Enfermagem, manifestou pesar pela tragédia. Mário Fernandes, presidente da junta de freguesia de Palmeira de Faro, destacou os "tantos sonhos que ficam por realizar".

Ver comentários