Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Cinco retidos na Serra da Estrela

Montanhistas ignoraram os avisos de mau tempo.
Helena Silva e Luís Oliveira 28 de Fevereiro de 2016 às 01:56
O acidente aconteceu devido ao forte nevão que foi sentido nos acessos à Torre
O acidente aconteceu devido ao forte nevão que foi sentido nos acessos à Torre FOTO: CMTV
Cinco pessoas ficaram este sábado retidas na zona da Torre, na Serra da Estrela, devido ao forte nevão que caiu, e tiveram de pernoitar na Casa do Guarda, usada como refúgio.

O grupo, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 30 e os 45 anos, oriundos da zona de Lagos, foi aconselhado, pela manhã, a não realizar o trilho de montanha que tinha programado, devido às condições adversas, contou fonte do Grupo de Montanha da GNR. Mas ninguém acatou o conselho, alegando serem "montanhistas muito experientes".

A meio da tarde de sábado, ficaram retidos numa zona elevada da Torre, tendo sido resgatados, numa operação de larga escalada e complexa dificuldade, até uma parte mais baixa, pelo Grupo de Montanha da GNR.

Um dos montanhistas registou, inclusivamente, ferimentos ligeiros.

Como a queda de neve impedia qualquer ajuda, foram obrigados a pernoitar na Casa do Guarda, de onde sairão durante o dia de hoje, se as condições climatéricas o permitirem.

Desde as 06h00 de sexta-feira, a queda de neve obrigou a 26 salvamentos de pessoas que ficaram presas e a precisar de ajuda, revelou ontem a Proteção Civil, que registou 340 ocorrências relacionadas com o mau tempo. A maioria relacionada com estradas e vias cortadas pela acumulação de neve.

Este sábado, aliás, a neve caiu de Trás-os-Montes ao Algarve. E, na maioria das zonas, foi um momento de festa, aproveitado pelas famílias. Sobretudo pelas crianças, que passaram o dia a brincar
Serra da Estrela GNR Casa do Guarda Torre
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)