Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Guarda prisional no banco dos réus

O Tribunal do Cadaval começa hoje o julgamento de um guarda prisional e um empresário acusados de, com mais quatro arguidos, pertencerem a uma rede internacional de traficantes de droga, especializada na introdução de cocaína em Portugal.
26 de Março de 2007 às 00:00
Manuel Velez, guarda prisional na cadeia junto da Polícia Judiciária é tido como o cabecilha português do grupo, contando com a colaboração directa de Carlos Ferreira, do Cadaval. Aos dois cúmplices juntaram--se a mulher de Manuel, Rosa Velez, Emanuel Ferreira, filho de Carlos, e Maria José Couto, namorada de Emanuel e ainda Alvarinho Nobre, despachante.
Os dois principais arguidos foram detidos pela PJ em Julho de 2005, numa operação conjunta entre Portugal e Espanha e na ocasião foram apreendidos aos portugueses 597 quilos de cocaína, então recentemente importada.
A cocaína era proveniente da Colômbia, com entreposto no Brasil e chegava ao nosso país disfarçada entre produtos legais, como fruta e carvão, importados pela firma de Carlos Ferreira, em contentores expedidos por via marítima.
A nível internacional, vários cúmplices, colombianos, espanhóis e brasileiros foram detidos por tráfico no Brasil e em Espanha.
Sobre Carlos Ferreira e Maria José Couto pende ainda a acusação de crime de branqueamento de dinheiro resultante da actividade criminosa.
OPERAÇÃO EM NÚMEROS
- 597,7quilos de cocaína em fardos no interior de um veículo e prontos para seguir para Espanha foram apreendidos pela PJ.
- 16950euros, resultantes do tráfico de droga foram encontrados na posse de Manuel Velez e Carlos Ferreira.
- 2,5milhões de euros, escondidos em sacos de adubo, já tinham sido apreendidos pela polícia espanhola a Manuel Velez, em 2003.
- 10armas, dezenas de munições, sete viaturas, três relógios de colecção, 18 telemóveis e uma dezena de facas foram apreendidos.
- 1400quilos de cocaína dentro de um contentor de carvão foram também apanhados pelas autoridades ainda no Brasil.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)