Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Guarda reforça efetivo da Estrela

Militares socorreram doze turistas que se perderam no maciço.
Alexandre Salgueiro 2 de Dezembro de 2016 às 17:11
A carregar o vídeo ...
Ativado plano de operações de socorro da Serra da Estrela
Nos últimos doze meses, a GNR de Montanha registou mais de 700 ocorrências na serra da Estrela, sobretudo no inverno, informou ontem a corporação, que vai reforçar o efetivo com mais oito militares. A maioria das intervenções está relacionada com controlo de trânsito, mas os militares viram-se também envolvidos em doze operações de busca, resgate e retirada de turistas que se perderam.

"Infelizmente, ainda há pessoas que não seguem os nossos conselhos e acabam por ficar em dificuldades. Depois têm de ser resgatadas em condições muito adversas", lamenta Abílio Tavares, comandante do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR, que adianta que o dispositivo do Subagrupamento de Montanha conta com mais de trinta operacionais.

"Sigam sempre as indicações dos militares da GNR e informem de quaisquer atividades que estejam a realizar para, em caso de necessidade, serem mais fáceis de localizar pelas equipas de socorro", pediu ontem o militar na apresentação do Plano Operacional da Serra da Estrela, que estará ativo até abril. Além da GNR, integram o plano os bombeiros da Covilhã, Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas.

"Quem vem à serra tem de ser responsável, evitar comportamentos de risco e alertar as autoridades para qualquer situação anómala de forma a que aquelas possam atuar de imediato e tornar mais segura a sua estadia", disse Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, na cerimónia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)