Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Guerra dos juros dá 6000 euros/dia

O sorteio de hoje do Euromilhões tem a jogo o mais alto jackpot deste ano: 80 milhões de euros. A guerra dos depósitos criada pelos principais bancos faz com que o prémio renda, só em juros, mais de 6 mil euros por dia, em aplicações sem risco.
11 de Março de 2011 às 00:30
A febre do Euromilhões atrai milhares de apostadores todas as semanas. Desde 2004, já ganharam o primeiro prémio 46 portugueses
A febre do Euromilhões atrai milhares de apostadores todas as semanas. Desde 2004, já ganharam o primeiro prémio 46 portugueses FOTO: Duarte Roriz

A Caixa Geral de Depósitos passou a oferecer taxas inéditas que no prazo de um ano atingem os 2,9%. São as melhores do mercado, seguidas por 2,75% garantidas pelo BCP e pelo BES. Num megadepósito de 80 milhões de euros, a taxa de juro pode, contudo, ser maior, já que os balcões têm capacidade para negociar com o euromilionário.

Para além de ter sorte no jogo, o euromilionário lucra ainda com a guerra dos juros. Recorde-se que o maior banco português andou anos a oferecer taxas de 0,3%. O aumento das remunerações dos depósitos provocou, entretanto, uma corrida aos bancos, onde os portugueses, em Janeiro último, tinham confiados 119,4 mil milhões de euros. O maior valor de sempre resulta que, em média, cada português tenha no banco mais de onze mil euros.

No Euromilhões, 2011 é um ano de sorte nunca visto: sempre que há um primeiro prémio em jogo, há um português na lista.

A 7 de Janeiro, um apostador de Mogadouro ganhou 15 milhões. Quinze dias depois, foram 14,5 milhões para um canalizador de Marco de Canaveses e a 4 de Fevereiro um apostador de Lisboa arrecadou 5,8 milhões de euros. O maior prémio de sempre num sorteio foi de 183 milhões. Foi em 2006, houve três premiados, dois em França e uma jovem estudante de Odivelas.

CRISTINA QUIS LEVANTAR 7,5 MILHÕES

Cristina Simões, que reclama a propriedade dos quinze milhões de euros do primeiro prémio do Euromilhões sorteado a 19 de Janeiro de 2007 (o caso dos ex-namorados de Barcelos) quis, há uma semana, levantar metade do dinheiro, que se encontra congelado por decisão judicial, mas a pretensão foi recusada pelo juiz titular do processo no Tribunal de Barcelos.

Como o ex-namorado, Luís Ribeiro, não recorreu da decisão do Tribunal de Barcelos, que a 29 de Novembro do ano passado determinou a divisão do prémio em partes iguais, Cristina alega, na providência cautelar que interpôs, que pelo menos metade da verba já lhe pertence.

No pedido, Cristina Simões refere que o facto de o ex-namorado ter aceite a decisão da primeira instância significa que apenas metade da verba ficará em causa no julgamento da Relação de Guimarães, para onde a própria recorreu.

Notificada da pretensão de Cristina Simões, a defesa de Luís Ribeiro opôs-se à entrega imediata de metade da verba, que com os juros acumulados já ultrapassa os 16 milhões de euros.

Contactado pelo CM, o advogado de Luís Ribeiro, Vasco Cardoso, preferiu não tecer qualquer comentário sobre a pretensão de Cristina Simões, referindo apenas que aguarda "serenamente" a decisão do recurso pela Relação de Guimarães.

O diferendo entre os ex-namorados está longe de ser resolvido uma vez que, após a decisão da Relação, ainda pode haver recurso para o Supremo Tribunal de Justiça.

TOTOLOTO COM NOVAS REGRAS

O Totoloto vai ter na quarta-feira o primeiro sorteio com o novo sistema de apostas 5 1. Segundo o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, terá mais prémios, maiores jackpots e sorteios independentes à quarta-feira e ao sábado. No mês em que se assinalam os 26 anos, o Totoloto apresenta um novo modelo, em que se abandona o sistema 6/49 e é adoptado o sistema 5/49 1/13. Para realizar uma aposta simples, o apostador selecciona cinco números e um número da sorte.

FIM DE LOTO 2 ENGORDA PRÉMIO

A ausência de totalistas na última edição do Loto 2, na passada segunda-feira, leva a que o valor do 1º prémio seja acumulado ao jackpot de amanhã do Totoloto, perfazendo um montante previsto de 4,6 milhões de euros. Amanhã é a última edição do velho Totoloto.

EUROMILHÕES JACKPOT CRISTINA SIMÕES JUROS MILHÕES LUÍS RIBEIRO BARCELOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)