Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Guerrilheiro fez testes no Arsenal

Português apontado como terrorista islâmico que surge em vídeo de fação da al-Qaeda.
18 de Abril de 2014 às 09:53
Vídeo mostra terrorista com sotaque português a fazer apelo à guerra santa (jihad) na Síria
Vídeo mostra terrorista com sotaque português a fazer apelo à guerra santa (jihad) na Síria FOTO: D.R.

Está identificado como Celso Rodrigues da Costa, terá 29 anos, é português e chegou a fazer testes no Arsenal, um dos maiores clubes de futebol de Londres, para onde foi viver com dois irmãos. E é apontado pelos serviços secretos britânicos como o guerrilheiro da al-Qaeda que surge num vídeo apelando à jihad islâmica na Síria.

A revelação da identidade, atribuída a fonte do MI5, surge depois de, no início de abril, ter sido apontado o nome de Lassana Diarra – jogador de futebol que passou pelo Real Madrid e Arsenal – como o homem por trás do gorro passa-montanhas que segura uma AK47.

O CM sabe que as autoridades britânicas já pediram informações sobre este homem às congéneres portuguesas. Segundo o jornal ‘The Guardian’, Celso Rodrigues da Costa terá crescido em Portugal, mas há alguns anos foi viver para Leyton, no Leste de Londres, com dois irmãos. Terá sido aí que se converteu ao islão e aderiu à guerrilha islâmica na Síria.

O vídeo foi publicado no site FiSyria, conotado com uma fação da al-Qaeda. Aqui é identificado como Abu Issa Al-Andalusi, "uma promessa do futebol, que cresceu com Cristiano Ronaldo, mas que trocou o dinheiro em nome de Alá".

gurrilheiro Arsenal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)