Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Guinness conta com 24 lusitanos

Há 24 referências a feitos portugueses no livro de recordes do Guinness. Do maior gaspacho à maior bicicleta, várias proezas inscrevem no livro mundial dos recordes do Guinness nomes de portugueses, que procuram um melhor emprego, promover um estabelecimento ou angariar dinheiro por solidariedade.
29 de Agosto de 2005 às 00:00
Petiscos portugueses marcam
Petiscos portugueses marcam FOTO: Francisco Gomes
“Para o bem e para o mal, somos um povo virado para o Guinness”, analisa o psicólogo clínico Marcelino Mota, referindo que Portugal é também recordista nos acidentes rodoviários e nos incêndios.
Na edição comemorativa dos 50 anos do Guinness há várias referências a portugueses. O maior reinado – o de Dom Afonso Henriques, durante 73 anos e 220 dias –, o maior logótipo humano – 34 309 pessoas que formaram o símbolo do Euro’2004, a maior pirâmide de cavacas ou o maior par de chifres são alguns dos recordes.
Uma proeza que ainda não figura no livro, mas cuja candidatura está prestes a ser formalizada, é a “maior sopa do mundo”, um “gaspachão” com 4524 litros, cozinhado em Julho, em Cercal do Alentejo. Em Braga, António Rito, dono de um restaurante bateu quatro recordes: a maior francesinha, com 2,5 metros por 2,5 metros, os maiores pratos de marisco e de petiscos regionais, com 3,8 metros de diâmetro cada, e o maior cachorro, com cem metros de comprimento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)