Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

“Há alunos a recorrer ao Banco Alimentar”

Miguel Portugal, presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) falou ao CM sobre a fome em Portugal.
28 de Novembro de 2009 às 00:30
“Há alunos a recorrer ao Banco Alimentar”
“Há alunos a recorrer ao Banco Alimentar”

Correio da Manhã – Qual é o grande desafio para o mandato desta direcção?

Miguel Portugal – O grande desafio é, acima de tudo, uma maior proximidade com os estudantes da AAC. Uma direcção-geral que consiga informar em massa. Já o conseguimos durante as eleições e isso foi constado nas urnas. No entanto, temos de encontrar novos mecanismos, como um gabinete de apoio aos estudantes, para podermos chegar melhor a eles.

– Para esta direcção qual é a grande problemática do Ensino Superior em Portugal?

– A AAC sempre se pautou como líder do movimento associativo em Portugal e não podemos pôr de parte as questões nacionais. Para nós o maior problema é a acção social escolar. Há desistências do Ensino Superior por razões económicas, as bolsas não chegam a tempo e horas e há estudantes a recorrer ao Banco Alimentar Contra a Fome para se alimentarem. Isto são graves situações de precariedade e nós queremos combater isso.

– Pretendem continuar com as formas de protesto ou enveredar por uma via de diálogo?

– Acima de tudo vamos tentar dialogar mais uma vez com este Governo. Logicamente que o movimento da semana passada foi importante, mas vamos dialogar. Temos de atender ao que o ministro Mariano Gago disse [vai aperfeiçoar o modelo de distribuição das bolsas de estudo e da acção social escolar], mas, se as nossas preces não forem ouvidas, com certeza que o movimento associativo nacional volta à rua. Tentaremos o diálogo, mas não seremos muito pacientes.

– Já está definido o primeiro ponto de trabalho?

– Ainda não. O nosso projecto centrou-se muito na campanha, mas já temos algumas ideias. Agora é trabalhar em prol da Associação Académica. Teremos um fim-de-semana de descanso, mas segunda-feira voltaremos ao trabalho.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)