Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Haxixe apreendido vale 20 milhões de euros

Carregamento de 10 toneladas de droga foi vigiado desde Marrocos e apreendido no mar.
Rui Pando Gomes 19 de Maio de 2017 às 08:37
A carregar o vídeo ...
Carregamento de 10 toneladas de droga foi vigiado desde Marrocos e apreendido no mar.
Os 333 fardos de pólen de haxixe que foram apreendidos pela Polícia Judiciária, numa arriscada operação realizada no Mediterrâneo com a colaboração da Marinha e da Força Aérea, têm um valor de mercado a rondar os 20 milhões de euros.

A droga, que tem um peso total a rondar as dez toneladas, saiu de Marrocos e estava a ser transportada a bordo de uma embarcação, registada na Holanda, "para um país de África da bacia do Mediterrâneo", revelou esta quinta-feira Artur Vaz, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.

O barco foi seguido à distância, durante 12 horas, por uma aeronave da Força Aérea e intercetado, já depois do estreito de Gibraltar, pela Marinha, com recurso a uma equipa de fuzileiros do Destacamento de Ações Especiais.

"A abordagem decorreu como planeado e não houve reação da tripulação", garantiu Pedro Carvalho Pinto, diretor do Centro de Operações Marítimas.

A droga, segundo a PJ, "seria depois distribuída por outros países". Na operação foram detidos seis homens, com idades entre os 20 e 60 anos. Dois são portugueses e são considerados pela PJ "elementos com papéis definidos e com importância" na rede transnacional.
Marrocos Algarve haxixe apreensão Polícia Judiciária Polícia Marítima Holanda
Ver comentários
C-Studio