page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Helicóptero em risco de cair ao mar

Um helicóptero da Força Aérea esteve em risco de cair no mar, na sexta-feira, devido a uma avaria durante uma operação de resgate, a 400 milhas (720 km) da ilha das Flores, nos Açores.

21 de abril de 2008 às 00:30

Na madrugada de sexta-feira, um helicóptero EH-101 Merlin respondeu a um pedido de auxílio, emitido por um paquete onde um passageiro apresentava sintomas de acidente vascular cerebral (AVC).

Quando o aparelho já se encontrava a sobrevoar o navio teve de abortar a missão, devido a uma falha mecânica. O CM apurou que a tripulação do helicóptero chegou a comunicar a possibilidade de terem de amarar. No entanto, os militares conseguiram chegar à base da ilha das Flores em segurança.

Os resgate do passageiro acabou por ser realizada pelo outro EH-101 que a Força Aérea mantém na Região Autónoma, com apoio de um avião P-3P ORION.

O helicóptero ficou estacionado na ilha das Flores, mantendo-se inoperacional. Com este incidente, apenas cinco dos doze aparelhos EH-101 Merlin, adquiridos pelo Estado em 2005, estão neste momento operacionais, e mesmo estes estão a funcionar com peças retiradas dos seis aparelhos que não estão a voar.

Apesar de ter gasto 450 milhões de euros na aquisição dos doze helicópteros EH-101, o Estado nunca chegou a celebrar um contrato para a sua manutenção. Segundo informação do gabinete do ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, os contratos de manutenção de longo prazo estão agora em fase final de negociação.

A frota de EH-101 Merlin, fornecida pela empresa italo-britânica AgustaWestland, tem revelado vários problemas técnicos. Em Novembro de 2007, ocorreram dois incidentes com estes helicópteros, um no Montijo e outro em S. Miguel, Açores, este último com feridos (ver Falhas). A situação levou a Força Aérea Portuguesa a levantar um inquérito, no qual participou a AgustaWestland. Na altura foram impostas restrições à utilização destes aparelhos.

O inquérito revelou que os incidentes não resultaram de erro humano, no entanto a AgustaWestland não conseguiu descobrir as falhas técnicas que estiveram na origem das avarias dos helicópteros. As restrições aos voos foram levantadas no final do mês de Janeiro deste ano. .

FALHAS

HELIS PUMA

A actividade dos EH-101 Merlin na Força Aérea iniciou-se em Fevereiro de 2006. Estes aparelhos substituíram os antigos Puma, ao serviço há 35 anos. Estes últimos, perante os problemas dos novos helicópteros, poderão voltar a ser utilizados.

CINCO FERIDOS

A 15 de Novembro de 2007 cinco pessoas ficaram feridas, incluindo a médica Helena Lima (na foto), quando um EH-101 fazia a evacuação de uma grávida da ilha de São Jorge para a Terceira. O helicóptero subiu bruscamente cerca de um metro e caiu logo a seguir.

MONTIJO

Poucos dias depois do acidente ocorrido nos Açores, o helicóptero EH-101 estacionado na Base Aérea n.º 6, no Montijo, teve uma avaria durante o resgate de um tripulante de um cargueiro, ao largo da costa de Lisboa. Mesmo assim, a missão foi cumprida

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8