Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Helis de socorro ao serviço até Maio

Os dois helicópteros afectos ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), estacionados em Santa Comba Dão e Loulé, vão continuar ao serviço dos bombeiros até ao dia 31 de Maio de 2007, altura em que serão substituídos pelas dez aeronaves que o Estado adquiriu à empresa Heliportugal.
17 de Outubro de 2006 às 00:00
Os helicópteros são considerados pelos bombeiros como 'extremamente importantes' para o socorro
Os helicópteros são considerados pelos bombeiros como 'extremamente importantes' para o socorro FOTO: Alexandre M. Silva
Segundo o Correio da Manhã apurou, o Ministério da Administração Interna só no início da semana passada encetou negociações com a empresa proprietária dos dois helicópteros (a Helisul) com vista ao prolongamento dos contratos das duas aeronaves.
Após ter pedido um parecer ao SNBPC, o Governo optou por ficar com os dois helicópteros que já estão ao serviço dos bombeiros há mais de seis anos. Segundo disse ontem Luís Tavares, director da Helisul, os dois ‘helis’ vão custar ao Estado 1,4 milhões de euros mais IVA.
Há uma semana, como o CM então noticiou, os bombeiros mostraram-se preocupados com o facto de o País poder ficar sem helicópteros de socorro durante seis meses, porque os contratos dos dois existentes estavam a caducar e os que o Estado comprou só chegam em Abril do próximo ano.
Fonte do Ministério da Administração Interna garantiu ao CM que o País “não iria ficar” sem os meios aéreos, mas ainda não havia nenhuma solução – só agora encontrada.
Os dois helicópteros são considerados pelos bombeiros “extremamente importantes” para as operações de resgate e salvamento, transporte de doentes e órgãos, e os únicos capazes de actuar em quase todas as circunstâncias.
“Recebemos a confirmação da manutenção dos helicópteros na passada sexta-feira. Outra coisa não seria de esperar já que as aeronaves são fundamentais para as operações de socorro e de treino”, afirmou Duarte Caldeira, presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)