Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

HISTÓRIA TROCA EANES POR COSTA GOMES

Costa Gomes foi trocado por Ramalho Eanes no exame de História do 12º ano. Numa prova onde o rigor histórico é primordial, a última questão do teste pede um comentário a uma mensagem do Presidente da República Costa Gomes, de Janeiro de 1977. Mas nessa altura, a presidência era exercida pelo General Ramalho Eanes.
24 de Junho de 2004 às 00:00
De acordo com Glória Ramalho, responsável do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) do Ministério da Educação, o erro “pode ter passado na fonte de onde foi retirado o discurso, que tem também mensagens de Costa Gomes enquanto Presidente da República. O erro terá sido aí”, explica.
JUSTIFICAR A RECLAMAÇÃO
A responsável refere que o erro“não deverá influenciar as respostas”, pois o pretendido era um comentário “no contexto da institucionalização da democracia em Portugal”, da Revolução ao período constitucional. Costa Gomes era presidente em Abril de 1976, aquando da aprovação da Constituição. Os alunos podem reclamar da prova, “mas têm de justificar os motivos do protesto”.
Quem realizou a prova não tem razões de queixa. “Não me correu mal. Houve colegas que se queixaram de que foi mau, mas não achei”, realça Ana Filipa Matos, de 17 anos, que realizou a prova na ES Padre António Vieira (Lisboa). João Pedro, de 17 anos, afirma ter “despachado” o exame bem antes das duas horas de tempo limite. “Era acessível e saiu a matéria que fomos dando ao longo do ano”, acrescenta.
As propostas de correcção e critérios de classificação das provas realizadas ontem – Teoria do Design, Estrutura, Organização e Tratameno de Dados, História e Biologia estão disponíveis em www.correiomanha.pt.
Hoje é dia de descanso para professores e alunos. Amanhã há Ciências do Ambiente e Psicologia (às 09h00) e Espanhol, às 11h30.
BIOLOGIA COMPRIDA MAS FÁCIL
A prova de Biologia tinha 12 páginas, dividindo-se em cinco grupos de questões. O mais pontuado era o IV Grupo (60 pontos).
Grande parte das perguntas permitia resposta múltipla. Mas quem realizou o exame não o considerou difícil. “Não estava à espera de tantas perguntas com resposta múltipla, mas no geral correu bem, não era nada do outro mundo”, refere João Pinto, de 19 anos. Opinião similar tem Maria Ana Pego, aluno da Escola Alemã mas que realizou o exame na Escola Secundária Padre António Vieira (Lisboa). “Era diferente dos outros testes, com muita escolha múltipla e pouco desenvolvimento”, refere. O colega Pedro Cardoso diz que o exame “foi mais ou menos, vamos ver como é que me saí”.
Ana Pina, de 27 anos, realizou a prova de Biologia pois pretende cursar Enfermagem. Já exerceu Veterinária, mas “tenho de ganhar a vida e não há muita saída na minha área”. Quanto à prova, “correu bem, está dentro daquilo que se deu ao longo do ano”, explica.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)