Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Holandeses querem criar rãs em Monchique

Investidores já visitaram o concelho e estabeleceram contactos com a autarquia.
17 de Novembro de 2013 às 15:19
holandeses, rãs, Mochique, projeto, produção, investimento,
holandeses, rãs, Mochique, projeto, produção, investimento, FOTO: Leeman / Stock Photo / D.R.

Monchique está na mira de investidores holandeses, que pretendem criar uma unidade de produção de rãs. Os empresários já se deslocaram este mês àquele concelho serrano para uma primeira avaliação das condições existentes e para estabelecer também contactos com a autarquia.

A visita contou com a presença de uma investigadora brasileira, Maria Velly, especialista em biotecnologia e que tem desenvolvido um vasto trabalho no estudo de rãs. Segundo Rui André, presidente da autarquia, esta investigadora confirmou que "Monchique apresenta excelentes condições naturais para a produção de rãs".

O autarca adianta que o projeto holandês implica "um investimento muito alto, de milhões de euros".

"Irei fazer tudo o que for possível para que este investimento se concretize", garante Rui André, que receia, no entanto, que possam surgir "entraves burocráticos" - nomeadamente em termos ambientais. É que para a concretização do projeto - que prevê a construção de uma fábrica - é necessário encontrar um terreno disponível com cerca de três hectares.

"É uma oportunidade nova, que deve ser aproveitada", salienta ao autarca, que confessa que desconhecia esta potencial económico do concelho. A câmara irá agora estabelecer contactos com entidades oficiais para tentar viabilizar o projeto.

holandeses rãs Mochique projeto produção investimento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)