Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Homem infetado com coronavírus no Porto detido no aeroporto de Ponta Delgada

Após o desembarque, todos os passageiros seguiram para confinamento obrigatório em unidade hoteleira.
Lusa 7 de Abril de 2020 às 12:23
Aeroporto Ponta Delgada, Açores
Aeroporto Ponta Delgada, Açores FOTO: José António Rodrigues / Correio da Manhã
As autoridades detiveram no domingo, no aeroporto de Ponta Delgada, em São Miguel, um homem com infeção pelo novo coronavírus depois de ter aterrado na maior ilha açoriana num voo proveniente do Lisboa.

Em comunicado enviado esta terça-feira às redações, a Autoridade de Saúde Regional informa que este homem, com infeção por coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, "desembarcou no aeroporto de Ponta Delgada no domingo" e "na sequência de aviso emitido pela equipa médica que acompanhava o doente, o delegado de saúde concelhio de Ponta Delgada ativou os dispositivos estabelecidos, designadamente a intervenção das forças de segurança e o transporte do indivíduo para o Hospital do Divino Espírito Santo".

O homem, não residente na região, "encontrava-se em hospitalização domiciliária na cidade do Porto, de onde se evadiu", e segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, "viajou no voo TP1867, que saiu de Lisboa com destino a Ponta Delgada", onde aterrou na manhã de domingo.

Após o desembarque, todos os passageiros seguiram para confinamento obrigatório em unidade hoteleira, segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, salientando que o doente viajava no lugar 1D e "os demais passageiros se encontravam a uma distância de segurança".

O caso está a ser acompanhado pela delegação de saúde concelhia, em articulação com a Autoridade de Saúde Nacional e estão em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos.

Os Açores têm 66 casos ativos da covid-19 (32 em São Miguel, 10 na Terceira, nove no Pico, sete em São Jorge, cinco no Faial e três na Graciosa) e um recuperado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.

Em Portugal, registaram-se 311 mortes e 11.730 casos de infeções confirmadas.

Ver comentários