Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Homem vende sumos na feira como cura para o coronavírus

Feirante, de 73 anos, anunciava um “delicioso preventivo contra as pragas dos tempos modernos” a 10 euros em garrafas reutilizadas.
Patrícia Moura Pinto 18 de Agosto de 2020 às 08:15
Homem de 73 anos vendia remédios que prometiam a cura para a Covid-19 e acabou preso pela GNR
Homem de 73 anos vendia remédios que prometiam a cura para a Covid-19 e acabou preso pela GNR FOTO: Direitos Reservados

Os militares da GNR faziam o policiamento na feira de Bouça, Mirandela, no domingo, quando verificaram que um vendedor, de 73 anos, publicitava um produto para prevenir e até curar doenças como a Covid-19.

O feirante, de Lamego, tinha expostas garrafas reutilizadas, que continham um líquido desconhecido e um rótulo improvisado. Vendia cada uma a 10 euros. Num dos cartazes, anunciava "um delicioso preventivo contra as pragas dos tempos modernos". Foi detido por fraude sobre mercadorias.

Uma primeira análise ao líquido indicia que se trate de uma mistura de sumos. Ao que o CM conseguiu apurar, o septuagenário terá dito aos militares que já vendia o produto há algum tempo e em diversos locais. Foram-lhe apreendidas 38 garrafas, com diferentes quantidades do líquido ‘milagroso,’ e dezenas de panfletos publicitários.

Num dos cartazes, é indicado que "o produto mais puro do Mundo tem pelo menos 15 substâncias antioxidantes, tem enxofre e é eficaz contra todos os vírus: Covid-19". Refere ainda de que forma deve ser tomado: "Uma ou duas colheres de sopa num copo de água três vezes ao dia; nas narinas e garganta, quando chega da rua". Outro cartaz indica que "muitas variedades de chá possuem virtudes terapêuticas importantes". E acrescenta: "Diga não a todas as doenças e pestes."

O arguido ficou com termo de identidade e residência. Os líquidos estão agora a ser analisados no Laboratório de Investigação Criminal.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários