Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Homicida da mãe fica na cadeia

Risco de nova fuga pesou na decisão tomada pelo juiz.
Ana Isabel Fonseca 2 de Agosto de 2020 às 10:04
Sofia Tavares , de 48 anos, foi ontem presente a um juiz para primeiro interrogatório judicial e foi levada para a cadeia
Sofia Tavares , de 48 anos, foi ontem presente a um juiz para primeiro interrogatório judicial e foi levada para a cadeia FOTO: CMTV
O interrogatório de Sofia Tavares, de 48 anos, durou ontem cerca de duas horas. A mulher, que está indiciada por matar a mãe, em Vila Nova de Gaia, ouviu, já por volta do meio-dia, o juiz aplicar-lhe a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva. Foi levada pelos inspetores da PJ para a cadeia, onde fica a aguardar julgamento. Quando saiu do tribunal, a homicida tentou a todo o custo tapar o rosto. Já a sua advogada não quis prestar qualquer declaração.

Ao que o CM apurou, o perigo de fuga terá pesado na decisão do juiz de instrução criminal. Sofia foi voluntariamente à PSP confessar o crime, mas durante duas semanas andou escondida em hotéis e pensões. A acrescer a isso há ainda o grande alarme social gerado por este caso.

Durante as duas semanas em que esteve escondida, Sofia usou os cartões bancários da mãe, Rosa Novais, para suportar os custos com os alojamentos e também outras despesas. Gastou 2200 euros e tinha ainda 2400 euros em dinheiro quando foi detida pelas autoridades.

A autópsia permitiu também já concluir que Rosa Novais, de 69 anos, foi morta por asfixia. A arguida tentou usar duas almofadas para matar a mãe, mas acabou por prender um lençol à volta do pescoço da vítima. Ainda antes do crime, que foi cometido a 14 de julho, Sofia causou a queda da mãe, tendo aquela ficado acamada. Por essa altura, a homicida deixou também de fazer publicações nas redes sociais. Instalou-se um clima de conflito constante na casa, que levou à morte da mulher.
Sofia Tavares Rosa Novais Vila Nova de Gaia PJ crime lei e justiça questões sociais tribunal crime prisão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)