Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

HORA LEGAL PORTUGUESA SEM ALTERAÇÕES

A hora legal portuguesa não vai sofrer alterações, permanecendo alinhada com o Meridiano de Greenwich, sincronizada com o Reino Unido e a Irlanda, confirmou esta sexta-feira o presidente da Comissão da Hora, João Lin Yun.
17 de Outubro de 2003 às 12:27
HORA LEGAL PORTUGUESA SEM ALTERAÇÕES
HORA LEGAL PORTUGUESA SEM ALTERAÇÕES FOTO: d.r.
Em declarações à Rádio TSF, João Lin Yun garantiu que nunca existiu oficialmente a hipótese de se alterar a legislação em vigor a respeito da hora legal portuguesa, desmentindo uma ideia que chegou a circular mas que, segundo ele, é de origem indeterminada. Assim sendo, a hora portuguesa permanece alinhada com o Meridiano de Greenwich (Hora da Europa Ocidental), com uma hora de avanço em relação aos restantes países comunitários da Europa Continental.
As datas para as mudanças sazonais de hora também permanecem inalteradas. No próximo dia 26, último domingo de Outubro, os relógios atrasam uma hora à uma da manhã, para se entrar na hora de Inverno. Em Março, os ponteiros são adiantados uma hora, para se entrar na hora de Verão.
O presidente da Comissão da Hora explicou ainda que, no seu entender, este alinhamento da hora portuguesa não deverá sofrer alterações até 2007. É que existe uma directiva comunitária que determina que estas questões da hora só podem ser revistas de cinco em cinco anos. A última revisão foi em 2002 e nada foi alterado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)