Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Hora muda e poupa energia

Na última madrugada, os relógios atrasaram uma hora às 02h00 em Portugal Continental e Madeira, pelo que os ponteiros ficaram a marcar 01h00. Nos Açores, a mudança para a hora de Inverno ocorreu às 01h00 local.
26 de Outubro de 2008 às 02:03
Hora muda e poupa energia
Hora muda e poupa energia

A alteração da hora em Portugal foi introduzida em 1916, com base no princípio económico de ganhar mais uma hora de Sol, o que resulta numa poupança de electricidade de 5%. Em Espanha, o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia divulgou que a mudança horária resulta numa economia de 90 milhões de euros em iluminação residencial. O que dá menos seis euros por mês na factura.

Embora existam vários fusos horários, em 1997, o Parlamento Europeu uniformizou o dia e hora em que se mudam os ponteiros em todos os países da união Europeia. A alteração horária provoca ligeiras perturbações no ritmo do organismo, com maior incidência nas crianças. Os pediatras recomendam que a adaptação seja gradual para não surgirem episódios de irritabilidade, cansaço e desorientação que se poderão prolongar nas 72 horas seguintes.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)